Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/303
Título : Educação patrimonial e ensino da geografia : Ouro Preto como recurso didático.
Autor : Motta, Letícia Leandro Sá
metadata.dc.contributor.advisor: Simão, Maria Cristina Rocha
Palabras clave : Patrimônio cultural
Arte barroca - história e crítica
Educação patrimonial
Geografia
Fecha de publicación : 2011
Citación : MOTTA, Letícia Leandro Sá. Educação patrimonial e ensino da geografia : Ouro Preto como recurso didático. 2011. 75 f. Monografia (Especialização em Cultura e Arte Barroca) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Resumen : O presente estudo tem por objetivo apresentar algumas reflexões de ordem conceitual, teórica e metodológica com vistas a oferecer contribuição aos professores de Geografia, e de outras áreas, para a realização de trabalhos na área de educação patrimonial urbana. A cidade de Ouro Preto se apresenta como a espinha dorsal desta pesquisa, pois para esta cidade convergem e irradiam várias questões relativas ao patrimônio cultural brasileiro. Procuramos desvendar os vários formatos que o conceito de patrimônio adquiriu ao longo do seculo XX no Brasil e os fatores que os condicionaram, além de apresentar algumas reflexões úteis e necessárias para uma prática de educação patrimonial mais crítica e transformadora. Apresentamos um estudo diagnóstico de alguns dos lugares de patrimônio que compõem o chamado "centro histórico" de Ouro Preto e de outros lugares periféricos a este centro, ressaltando possibilidades de observação e análise na perspectiva sócio-espacial. Apresentamos a metodologia do trabalho de campo como um dos caminhos mais adequados para viabilizar a prática de educação patrimonial urbana, capaz de perceber a cidade como um patrimônio cultural de todos os que nela residem. Assim, a cidade, na qualidade de patrimônio cultural, é vista como a somatória de todos os seus lugares, não somente os preservados, mas também os espaços degradados, e analisada na perspectiva de sua conservação integral.
URI : http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/303
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC's da UFOP pelo autor, 02/02/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece en las colecciones: Especialização - Cultura e Arte Barroca

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA_EducaçãoPatrimonialEnsino.pdf3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons