Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2472
Título: Liberdade sindical : estudo comparativo entre o tratamento jurídico aplicado no Brasil e na Argentina.
Autor(es): Silva, Gabriela Marques
Orientador(es): Alves, Amauri Cesar
Rocha, Marina Souza Lima
Membros da banca: Alves, Amauri Cesar
Rocha, Marina Souza Lima
Milanez, Felipe Comarella
Castro, Thiago Henrique Lopes de
Palavras-chave: Liberdade sindical
Direitos humanos
Organização Internacional do Trabalho
Brasil
Argentina
Data do documento: 2019
Referência: SILVA, Gabriela Marques. Liberdade sindical: estudo comparativo entre o tratamento jurídico aplicado no Brasil e na Argentina. 2019. 49 f. Monografia (Graduação em Direito) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: O presente estudo dispõe acerca do tratamento jurídico conferido ao princípio da liberdade sindical no âmbito de dois países sul-americanos, respectivamente: Argentina e Brasil. Sob uma perspectiva transfronteiriça de Direito do Trabalho, o objetivo perseguido consistiu em, a partir da verificação da normativa aplicada em cada um dos países supracitados, indagar acerca da adequação do conteúdo principiológico da liberdade sindical à praxis adotada em ambos os Estados, comparativamente, através dos respectivos modelos sindicais implementados. Parte-se do pressuposto de que, apesar da sólida tutela jurídico-formal comumente concedida, o princípio é deveras desconstruído na esfera do direito interno, a partir de um processo de esvaziamento de sentido da norma fundamental. A metodologia empregada foi o método comparativo, a partir do qual analisou-se alguns dos principais diplomas legais sobre a matéria, tais como convenções editadas pela Organização Internacional do Trabalho, constituições nacionais e leis infraconstitucionais. Os resultados da investigação apontaram para a confirmação do pressuposto inicial, vez que entendeu-se que o princípio, apesar de consolidado como direito humano a ser progressivamente efetivado pelos Estados, é, de fato, mitigado em sua eficácia.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2472
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_LiberdadeSindicalEstudo.pdf505,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.