Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2401
Title: Contribuição sindical obrigatória e efetividade da liberdade sindical : um estudo jurídico-comparado entre itália e Brasil.
Authors: Oliveira, Murilo Dolabela Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Flávia Souza Máximo
metadata.dc.contributor.referee: Pereira, Flávia Souza Máximo
Almeida, Juliana Evangelista de
Bomfim, Rainer
Keywords: Direito coletivo do trabalho
Contribuição sindical obrigatória
Liberdade sindical
Reforma trabalhista
Estudo jurídico - comparado
Issue Date: 2019
Citation: OLIVEIRA, Murilo Dolabela Ribeiro. Contribuição sindical obrigatória e efetividade da liberdade sindical: um estudo jurídico-comparado entre Itália e Brasil. 2019. 38 f. Monografia (Graduação em Direito) - Escola de Direito Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Abstract: A contribuição sindical obrigatória, a unicidade sindical e a concepção ontológica de categoria foram disposições historicamente criticadas na seara juslaboral brasileira, por representarem instrumentos de intervenção Estatal na liberdade sindical, gerando déficits de representatividade na negociação coletiva e inércia das entidades sindicais. A Reforma Trabalhista, regida pela lei 13.467/2017, alterou o artigo 579 da Consolidação das Leis do Trabalho com a intenção de extinguir a obrigatoriedade da contribuição sindical, prevista pelo art. 8o, IV da Constituição brasileira. A extinção abrupta da principal fonte de custeio sindical, sem o necessário diálogo social e sem disposições de transição, provocou um estratégico enfraquecimento das entidades sindicais brasileiras, no momento em que a negociação coletiva foi valorizada pela Reforma Trabalhista, podendo inclusive prevalecer in pejus sobre a lei. Neste contexto, a presente pesquisa teórica-dogmática, pretende, mediante um estudo jurídico-comparado, verificar quais são as consequências da extinção da contribuição sindical obrigatória no ordenamento brasileiro, tendo em vista o sistema jurídico italiano, que estabelece liberdade sindical plena, por meio do pluralismo sindical, da categoria voluntária e da inexistência de contribuições sindicais obrigatórias.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2401
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA__ContribuiçãoSindicalObrigatória.pdf538,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.