Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/8746
Title: Aplicação da manutenção centrada na confiabilidade para análise de falha de soltura de roda em uma frota de caminhões : o caso de uma mineradora.
Authors: Cristo, Laline Grammont de
metadata.dc.contributor.advisor: Tayer, Sávio Sade
metadata.dc.contributor.referee: Silva, Washington Luís Vieira da
Leal, Elisângela Martins
Tayer, Sávio Sade
Keywords: Localização de falhas - engenharia
Engenharia mecênica - parafusos
Confiabilidade - engenharia - avaliação de riscos - diagrama de Ishikawa
Issue Date: 2025
Citation: CRISTO, Laline Grammont de. Aplicação da manutenção centrada na confiabilidade para análise de falha de soltura de roda em uma frota de caminhões: o caso de uma mineradora. 2025. 90 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo aplicar as técnicas da MCC para análise de falha de soltura de rodas de uma frota de caminhões de uma mineradora, por se tratar de uma falha recorrente que estava impactando a disponibilidade dos caminhões e a segurança dos colaboradores. Para isso este estudo teve como base teórica a MCC – Manutenção centrada na confiabilidade, as metodologias de tratamento de falhas, fratura e fadiga de materiais. A metodologia aplicada foi o estudo de caso com abordagem exploratória, onde foi realizada uma análise do processo de manutenção e dos modos e efeitos da falha utilizando as técnicas da MCC para investigação das causas, como o Método dos Porquês e o Diagrama de Ishikawa. Uma das possíveis causas apresentadas foi de que os parafusos utilizados para fixar as rodas teriam um problema de fabricação, por isso vinham a fraturar, para isso foram realizadas análises macroscópicas e microscópicas dos parafusos fraturados e de um novo. O estudo concluiu que as causas que levaram a fratura dos parafusos e a soltura das rodas foi a associação dos problemas evidenciados nos parafusos novos (trincas, descarbonetação, regiões com descontinuidades e regiões com ausência da camada superficial) junto com o excesso de torque utilizado pela equipe, que, com o uso da pneumática nova, que possuía um torque muito superior que a ferramenta anteriormente utilizada, sobrecarregou os parafusos, gerando picos de tensão e marcas de catraca que posteriormente geraram uma fratura por fadiga e a soltura das rodas. Por fim, foi possível levantar recomendações de ações capazes de eliminar ou minimizar a causa raiz, como a troca dos parafusos, a troca de ferramenta e a melhor instrução da equipe de manutenção.
metadata.dc.description.abstracten: This study aims to apply RCM techniques to analyze wheel-loose failures in a mining company's truck fleet, a recurring issue that has been impacting truck availability and employee safety. This study was based on RCM (Reliability-Centered Maintenance) as a theoretical framework, including methodologies for treating failures, fractures, and material fatigue. The methodology applied was a case study with an exploratory approach, analyzing the maintenance process and the failure modes and effects using RCM techniques to investigate causes, such as the Why Method and the Ishikawa Diagram. The methodology used was an exploratory case study, analyzing the maintenance process and the failure modes and effects using CCM techniques to investigate causes, such as the Why Method and the Ishikawa Diagram. One possible cause suggested that the bolts used to secure the wheels had a manufacturing defect, resulting in a fracture. Macroscopic and microscopic analyses of the fractured bolts and a new one were performed. The study concluded that the causes of bolt fracture and wheel loosening were a combination of the problems observed in the new bolts (cracks, decarburization, discontinuous areas, and areas with a missing surface layer), combined with the excessive torque applied by the team. Using the new pneumatic tool, which had much higher torque than the previously used tool, the team overloaded the bolts, generating stress spikes and ratchet marks that subsequently led to fatigue fracture and wheel loosening. Finally, recommendations for actions capable of eliminating or minimizing the root cause were made, such as replacing the bolts, changing the tool, and improving the maintenance team's training.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/8746
metadata.dc.rights.license: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_AplicaçãoManutençãoCentrada.pdf7,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.