Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/788
Title: Aplicação de métodos e ferramentas da qualidade no setor de envase em uma organização do segmento de cosméticos.
Authors: Carvalho, Samara da Consolação Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Couto, Marcela Moreira
metadata.dc.contributor.referee: Couto, Marcela Moreira
Reis, Luciana Paula
Almeida, Thairone Ezequiel de
Keywords: Gestão da qualidade
Indicadores de desempenho
Setor de envase
Issue Date: 2018
Citation: CARVALHO, Samara da Consolação Silva. Aplicação de métodos e ferramentas da qualidade no setor de envase em uma organização do segmento de cosméticos. 2018. 72 f. . Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2018.
Abstract: Diante de um cenário de relativa estabilização do mercado cosmético e do aumento da competitividade, a gestão da qualidade assume papel de importância ao se apresentar como uma estratégia capaz de auxiliar as organizações no alcance dos resultados almejados. Neste contexto, o presente trabalho tem como finalidade apresentar as contribuições acerca da utilização do método PDCA (Plan-Do-Check-Act) e das ferramentas da qualidade: brainstorming, diagrama de causa e efeito, matriz GUT (Gravidade Urgência Tendência) e 5W2H na condução de um projeto para redução do sobrepeso em uma linha de envase no setor de cosméticos. O método de pesquisa aplicado neste trabalho é a pesquisa ação. O planejamento do projeto baseou-se nos resultados do indicador de rendimento dos lotes de produção estes apresentavam-se abaixo do ambicionado. Definido o problema, as causas raízes foram investigadas e ações para redução do sobrepeso foram propostas. A partir do plano de ação desenvolvido e prioridades estabelecidas, as atividades foram executadas e após a conclusão destas, os indicadores do setor de envase foram reavaliados e foi constatato aumento significativo no rendimento dos lotes de produção da linha de envase, além da redução do percentual de perdas.
metadata.dc.description.abstracten: In the face of a relative stabilization scenario of the cosmetic market and increased competitiveness, quality management plays an important role in presenting itself as a strategy capable of helping organizations to achieve the desired results. In this context, the present work aims to present the contributions about the use of the (PDCA) Plan-Do-Check-Act Cyclemethod and the tools of quality: brainstorming, cause and effect diagram, GUT (Gravity Urgency Tendency) matrix and 5W2H in adevelopment project to reduce overweight in a filling line in the cosmetics industry.The research method applied in this work is the action research. The project planning was based on performance indicatorsof the production lots whose indexeswere below to what was expected. By defining the subject, main causes were investigated and actions to reduce overweight were proposed. From the action plan built,the indicators of the filling area were reevaluated and a significant increase was observed in the production yieldlots of the filling line, besides the reduction inloss percentage rate.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/788
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/02/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:Engenharia de Produção - JMV

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_AplicaçãoMétodosFerramentas.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons