Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/7713
Título: O vinho, a festa e a cidade : um projeto para o Centro de Apoio ao Vinho de Catas Altas.
Autor(es): Moraes, Guilherme Magalhães
Orientador(es): Figueiredo, Marcela Rosenburg
Passos, Flora d'el Rei Lopes
Membros da banca: Figueiredo, Marcela Rosenburg
Passos, Flora d'el Rei Lopes
Arruda, Guilherme Ferreira
Silva, Érico de Oliveira
Palavras-chave: Arquitetura
Projeto arquitetônico
Cultura popular
Catas Altas - Minas Gerais
Data do documento: 2024
Referência: MORAES, Guilherme Magalhães. O vinho, a festa e a cidade: um projeto para o Centro de Apoio ao Vinho de Catas Altas. 2024. 75 f. Monografia(Graduação em Arquitetura e Urbanismo) -Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.
Resumo: A Festa do Vinho de Catas Altas, realizada anualmente desde 2001, desempenha um papel fundamental na valorização da identidade local e no fortalecimento dos laços comunitários, conectando diferentes espaços da cidade e estimulando a convivência entre produtores, moradores e visitantes. Em uma cidade marcada pela atividade minerária, a produção artesanal de vinho de jabuticaba, transmitida de geração em geração pelos produtores da Aprovart, se tornou uma alternativa econômica e cultural importante para os habitantes. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto arquitetônico de um Centro de Apoio ao Vinho de Catas Altas. A proposta busca criar um espaço semi-público, que promova a interação entre produtores, moradores e turistas, conectando o passado e o presente da Festa do Vinho. A metodologia incluiu entrevistas, pesquisa de terrenos, análise de legislações e desenvolvimento de diagramas para a concepção do projeto, com foco na criação de um ambiente que materialize as conexões culturais e comunitárias da cidade.
Resumo em outra língua: The Catas Altas Wine Festival, held annually since 2001,plays a fundamental role in enhancing local identity andstrengthening community ties, connecting different spacesin the city and encouraging coexistence betweenproducers, residents and visitors. In a city marked by miningactivity, the artisanal production of jaboticaba wine, passeddown from generation to generation by Aprovart producers,has become an important economic and cultural alternativefor the inhabitants. This work aims to develop anarchitectural project for a Wine Support Center in CatasAltas. The proposal seeks to create a semi-public space,which promotes interaction between producers, residentsand tourists, connecting the past and present of the WineFestival. The methodology included interviews, landresearch, analysis of legislation and development ofdiagrams for the design of the project, with a focus oncreating an environment that materializes the city's culturaland community connections.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/7713
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_VinhoFestaCidade.pdf17,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.