Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6688
Título: Patriarcado e capitalismo : padrões de gênero socialmente impostos à mulher e um recorte sobre a lesbianidade : lesbofobia e lesbocídio no Brasil.
Autor(es): Silva, Ana Beatriz Oliveira
Orientador(es): Perez, Davi Machado
Membros da banca: Alves, Leonardo Nogueira
Viana, Raphaela Aparecida Gomes
Perez, Davi Machado
Palavras-chave: Capitalismo
Direitos dos homossexuais
Homofobia
Lésbicas
Patriarcado
Data do documento: 2024
Referência: SILVA, Ana Beatriz Oliveira. Patriarcado e capitalismo: padrões de gênero socialmente impostos à mulher e um recorte sobre a lesbianidade: lesbofobia e lesbocídio no Brasil. 2024. 65 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.
Resumo: O presente trabalho se resulta de uma pesquisa bibliográfica, possuindo como principais autoras a Heleieth Saffioti, Monique Wittig e Adrienne Rich, tem a premissa de apresentar os fundamentos da lesbofobia e do lesbocídio. Traçando uma trajetória do patriarcado desde o seu surgimento, sua consolidação dentro do capitalismo desde o início do modo de produção capitalista servindo como uma ferramenta para a produção e manutenção desse modo de produção e suas particularidades no Brasil. O sistema capitalista-patriarcal-heterossexista utiliza das normativas de feminilidade impostas socialmente para a inferiorização de determinado grupo para a consolidação das relações sociais vigentes. O não seguimento dessas normativas desencadeiam uma inferiorização ainda maior, como é o caso das mulheres lésbicas que não seguem as normativas comportamentais de feminilidade, a sexualidade heterossexual, que é a dada como correta, e algumas das vezes também não se encaixam em padões estéticos. Essa inferiorização resulta em opressões e preconceitos como a lesbofobia e em casos mais extremos o lesbocídio. Tais comportamentos são motivados desde condições morais e ideológicas até uma condição material de manter uma hierarquia dentro da sociedade. Ainda mais, os casos de lesbofobia e lesbocídio tem um perfil, onde mulheres não feminizadas sofrem ainda mais ataques.
Resumo em outra língua: El presente trabajo es resultado de una investigación bibliográfica, teniendo como principales autoras a Heleieth Saffioti, Monique Wittig y Adrienne Rich, y tiene como premisa presentar los fundamentos de la lesbofobia y el lesbocidio. Trazando una trayectoria del patriarcado desde su surgimiento, su consolidación dentro del capitalismo desde el inicio del modo de producción capitalista, sirviendo como herramienta para la producción y mantenimiento de este modo de producción y sus particularidades en Brasil. El sistema capitalista-patriarcal-heterosexista utiliza normas de feminidad socialmente impuestas para inferiorizar a un determinado grupo y consolidar las relaciones sociales actuales. El incumplimiento de estas normas desencadena una inferioridad aún mayor, como es el caso de las mujeres lesbianas que no siguen las normas de comportamiento de la feminidad, la sexualidad heterosexual, que se considera correcta y, en ocasiones, tampoco se ajustan a los estándares estéticos. Esta inferiorización resulta en opresión y prejuicios como la lesbofobia y, en casos más extremos, el lesbocidio. Tales comportamientos están motivados desde condiciones morales e ideológicas hasta una condición material de mantenimiento de una jerarquía dentro de la sociedad. Más aún, tienen perfil los casos de lesbofobia y lesbocidio, donde las mujeres no feminizadas sufren aún más agresiones.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6688
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PatriarcadoCapitalismoPadrões.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.