Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6378
Título: Um estudo exploratório sobre inscritas no Cadastro Único em Mariana/MG : aproximação ao perfil das mulheres cadastradas a partir de uma análise das dimensões de gênero e raça.
Autor(es): Antonio, Aline Egidio Lopes
Orientador(es): Carrara, Virgínia Alves
Membros da banca: Carrara, Virgínia Alves
Reis, Marina Rodrigues Corrêa dos
Melo, Glayce Kelly Fieno
Palavras-chave: Assistência social
Negras
Mulheres pobres
Data do documento: 2023
Referência: ANTONIO, Aline Egidio Lopes. Um estudo exploratório sobre inscritas no Cadastro Único em Mariana/MG: aproximação ao perfil das mulheres cadastradas a partir de uma análise das dimensões de gênero e raça. 2023. 81 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: Este trabalho constitui-se na exploração e investigação do perfil de mulheres negras beneficiárias/usuárias de serviços e auxílios da Política de Assistência Social. Considerando os determinantes de gênero, raça e classe inseridos no território de exploração de mineração em um país de economia dependente com raízes no sistema escravocrata, baseado no patriarcado e sexismo. Dessa forma, buscou-se relacionar a sobrecarga do trabalho do cuidado, a exploração e pauperização de mulheres negras no Brasil desde sua origem. Identificando a responsabilização feminina pelo trabalho do cuidado através da Política de Assistência Social. Sendo assim, o objetivo deste estudo é se aproximar do perfil das usuárias (mulheres negras) inscritas no Cadastro Único na cidade de Mariana/MG, através da pesquisa bibliográfica e documental e da análise de dados quantitativos e qualitativos. Portanto, foi constatada a relação orgânica entre racismo e sexismo para a manutenção do capitalismo e de como as mulheres negras e pobres personificam o público da Assistência.
Resumo em outra língua: Este trabajo explora e investiga el perfil de las mujeres negras beneficiarias/usuarias de los servicios y ayudas de la Política de Asistencia Social. Considerando los determinantes de género, raza y clase en el territorio de la explotación minera en un país con una economía dependiente enraizada en el sistema esclavista, basado en el patriarcado y el sexismo. De esta forma, buscamos relacionar la sobrecarga de trabajo de cuidados con la explotación y el empobrecimiento de las mujeres negras en Brasil desde sus inicios. Identificando la responsabilidad de las mujeres en el trabajo de cuidados a través de la Política de Asistencia Social. Por lo tanto, el objetivo de este estudio es aproximarse al perfil de las usuarias (mujeres negras) inscritas en el Registro Único en la ciudad de Mariana/MG, a través de la investigación bibliográfica y documental y del análisis de datos cuantitativos y cualitativos. Así, se verificó la relación orgánica entre racismo y sexismo para el mantenimiento del capitalismo y cómo las mujeres negras y pobres personifican el público de la Asistencia.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6378
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EstudoExploratórioInscritas.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.