Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6160
Título: Geoquímica das formações ferríferas e carbonatos da região da Mata dos Porcos, Sinclinal Dom Bosco, no Quadrilátero Ferrífero.
Autor(es): Silva, Tulio Santos Abrantes
Orientador(es): Nalini Júnior, Hermínio Arias
Tazava, Edison
Membros da banca: Leão, Lucas Pereira
Sampaio, Geraldo Magela Santos
Nogueira, Leonardo Brandão
Nalini Júnior, Hermínio Arias
Palavras-chave: Geoquímica
Quadrilátero Ferrífero
Isótopos estáveis
Data do documento: 2023
Referência: SILVA, Tulio Santos Abrantes. Geoquímica das formações ferríferas e carbonatos da região Mata dos Porcos, Sinclinal Dom Bosco, no Quadrilátero Ferrífero. 62 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: O presente trabalho trata-se do estudo da petrografia e geoquímica (elementar e isotópica) de Formações Ferríferas Bandadas e carbonatos de testemunhos de um furo de sondagem da Região da Mata dos Porcos, no Sinclinal Dom Bosco. A petrografia macroscópica foi fornecida por uma empresa de mineração, que doou as amostras para a UFOP. Para a petrografia microscópica foram confeccionadas e analisadas quatro lâminas delgadas, onde 3 foram classificadas como dolomitos e um itabirito. Os valores obtidos nas análises químicas mostram um possível contato litológico entre itabiritos e dolomitos. Os itabiritos estão mais no topo do perfil intercalados com dolomitos e dolomito ferruginoso. Os dolomitos, por sua vez, depois de 200 metros de profundidade são no geral a litologia dominante. É observado ao longo do perfil correlações negativas entre PPC (perda por calcinação) e SiO2, assim como entre a sílica CaO e MgO. As razões isotópicas de δ18O apresentam valores abaixo de -12‰, evidenciando assim possíveis alterações pós-deposicionais, nas quais podem estar alterando a química das litologias devido a percolação de fluidos. Os valores de δ13C são próximos de zero, porém ocorrem algumas exceções próximas de -4‰, ou menor, que sugerem reações de descarbonatação nos dolomitos devido a reações com a sílica, evidenciando provavelmente as correlações negativas entre SiO2 e δ13C. Nos itabiritos, os valores de δ13C podem ser próximos a esse valor de -4‰. Então, os resultados encontrados para δ13C nos itabiritos e dolomitos sugerem que estas litologias pertencem as formações Cauê e Gandarela, respectivamente. Estas estão invertidas na estratigrafia.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6160
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_GeoquímicaFormaçõesFerríferas.pdf4,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.