Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5806
Título: Avaliação da função antioxidante do extrato etanólico bruto e frações da folha de Mangifera indica.
Autor(es): Leite, Letícia Pontes
Orientador(es): Santos, Orlando David Henrique dos
Silva, Luciana Miranda
Membros da banca: Santos, Orlando David Henrique dos
Jeremias, Wander de Jesus
Sousa, Lucas Resende Dutra
Palavras-chave: Antioxidantes
Compostos fenólicos
Mangifera indica
Data do documento: 2023
Referência: LEITE, Letícia Pontes. Avaliação da função antioxidante do extrato etanólico bruto e frações da folha de Mangifera indica. 2023. 35 f. Monografia (Graduação em Farmácia) - Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Os antioxidantes são compostos associados a prevenção de diversas doenças, pois possuem a capacidade de evitar danos oxidativos por meio da eliminação dos radicais livres. Desse modo, a busca por antioxidantes naturais encontrados em plantas está aumentando ao longo dos anos. Os compostos fenólicos encontrados nas folhas de Mangifera indica como a mangiferina, apresentam uma potente atividade antioxidante capaz de reduzir os riscos de doenças relacionadas ao envelhecimento como doenças inflamatórias crônicas, doenças neurológicas, doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Desta forma, o objetivo do trabalho foi avaliar a atividade antioxidante do extrato etanólico bruto (EEB) e suas frações hexânica (FH), aquosa (FAQ) e butanólica (FB), de modo a averiguar qual amostra apresenta melhor atividade antioxidante. Na avaliação antioxidante in vitro pelo método in vitro da atividade sequestradora do radical 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (DPPH), a FB, FH e EEB apresentaram atividade antioxidante importantes, com valores de CI50 de 5,60, 9,06 e 9,91 µg/mL respectivamente. Desse modo, a Mangifera indica é uma planta que possui potencial de aplicação em diversos produtos farmacológicos, o extrato das folhas e suas frações apresentaram uma boa atividade antioxidante, pois, neutralizaram o radical DPPH. A FB apresentou-se mais vantajosa pelo ótimo valor de CI50 comparada com as outras amostras.
Resumo em outra língua: Os antioxidantes são compostos associados a prevenção de diversas doenças, pois possuem a capacidade de evitar danos oxidativos por meio da eliminação dos radicais livres. Desse modo, a busca por antioxidantes naturais encontrados em plantas está aumentando ao longo dos anos. Os compostos fenólicos encontrados nas folhas de Mangifera indica como a mangiferina, apresentam uma potente atividade antioxidante capaz de reduzir os riscos de doenças relacionadas ao envelhecimento como doenças inflamatórias crônicas, doenças neurológicas, doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Desta forma, o objetivo do trabalho foi avaliar a atividade antioxidante do extrato etanólico bruto (EEB) e suas frações hexânica (FH), aquosa (FAQ) e butanólica (FB), de modo a averiguar qual amostra apresenta melhor atividade antioxidante. Na avaliação antioxidante in vitro pelo método in vitro da atividade sequestradora do radical 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (DPPH), a FB, FH e EEB apresentaram atividade antioxidante importantes, com valores de CI50 de 5,60, 9,06 e 9,91 µg/mL respectivamente. Desse modo, a Mangifera indica é uma planta que possui potencial de aplicação em diversos produtos farmacológicos, o extrato das folhas e suas frações apresentaram uma boa atividade antioxidante, pois, neutralizaram o radical DPPH. A FB apresentou-se mais vantajosa pelo ótimo valor de CI50 comparada com as outras amostras.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5806
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AvaliaçãoFunçãoAntioxidante.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons