Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5551
Título : A medição da energia elétrica ao longo da década de 1880-1890 : um estudo sobre os medidores eletromecânicos no início da eletrificação comercial.
Autor : Tavares, Adriano Chamon
metadata.dc.contributor.advisor: Tonidandel, Danny Augusto Vieira
metadata.dc.contributor.referee: Santana, Adrielle de Carvalho
Monteiro, Paulo Marcos de Barros
Tonidandel, Danny Augusto Vieira
Palabras clave : Eletricidade
Medidores de energia elétrica
Padronização
Síntese histórica
Fecha de publicación : 2023
Citación : TAVARES, Adriano Chamon. A medição da energia elétrica ao longo da década de 1880-1890: um estudo sobre os medidores eletromecânicos no início da eletrificação comercial. 2023. 86 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumen : Busca-se contextualizar o surgimento da comercialização de energia elétrica, que traria à tona a necessidade de sua medição em larga escala, com foco no surgimento dos medidores comerciais de energia, em especial os eletromecânicos, que seriam a tecnologia dominante por quase um século. É oportuno, igualmente, ressaltar a questão do momento em que a energia elétrica começa a deixar o ambiente dos laboratórios de pesquisa, no último quarto do século dezenove, ocasião em que a eletrificação em grande escala se inicia, em algumas partes do globo, no que tange à utilização da energia elétrica não apenas pela indústria renascente, mas também sua utilização comercial e doméstica, para fins de iluminação. Como resultado, tem-se a síntese histórica de breve recorte temporal na história da Engenharia Elétrica, com enfoque nos medidores de energia, mas percorrendo também áreas importantes afetadas pela eletricidade como a telegrafia e a padronização de medidas como o quilowatt-hora (𝑘𝑊ℎ) e o Ohm (Ω).
metadata.dc.description.abstracten: It is aimed to contextualize the emergence of electricity commercialization, which would bring to light the need for large-scale measurement systems, focusing on the emergence of commercial energy meters, especially electromechanical ones, which would be the dominant technology for almost a century. It is also opportune to highlight the question of the moment when electrical energy began to leave the environment of research laboratories, in the last quarter of the nineteenth century, when large-scale electrification began, in some parts of the globe, not only by the reborn industry, but also its commercial and domestic use, for lighting purposes. As a result, there is a historical synthesis of a brief time frame within the history of Electrical Engineering, initially focusing on energy meters, but also covering important areas affected by electricity, such as telegraphy and the standardization of measures such as the kilowatt-hour (𝑘𝑊ℎ) and Ohm (Ω).
URI : http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5551
Aparece en las colecciones: Engenharia de Controle e Automação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA_MediçãoEnergiaElétrica.pdf34,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons