Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5499
Título: Um espaço coworking com princípios da neuroarquitetura : uma proposta para o primeiro coworking público de Minas Gerais.
Autor(es): Santos, Ana Carolina Silva e
Orientador(es): Aguiar, Tito Flávio Rodrigues de
Membros da banca: Aguiar, Tito Flávio Rodrigues de
Bueno, Fernanda Alves de Brito
Viegas, Marina Vale
Palavras-chave: Neuroarquitetura
Biofilia
Coworking
Espaço corporativo
Data do documento: 2023
Referência: SANTOS, Ana Carolina Silva e. Um espaço coworking com princípios da neuroarquitetura: uma proposta para o primeiro coworking público de Minas Gerais. 2022. 80 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo). Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de projeto para o primeiro coworking público de Minas Gerais, o ItabiraHUB, o qual se encontra em um local provisório que não possui infraestrutura adequada. Com o intuito de garantir o bem-estar em um local em que as pessoas permanecem por um longo período, o estudo da Neuroarquitetura mostra-se como um aporte imprescindível na idealização de um edifício corporativo, já que a melhor compreensão do cérebro pode ajudar arquitetos a projetarem locais que impacte as pessoas de forma mais positiva. Para tal, serão apresentados os conceitos e princípios da neuroarquitetura, a fim de entender essa maneira de pensar e fazer arquitetura, bem como aprofundar as pesquisas sobre a evolução dos espaços coworking no Brasil, os quais se mostram como forte tendência para o futuro do trabalho.
Resumo em outra língua: The present work aims to elaborate a project proposal for the first public coworking space in Minas Gerais, ItabiraHUB, which is in a temporary location which does not have adequate infrastructure. In order to ensure well-being in a place where people stay for a long period, the study of Neuroarchitecture proves to be an essential contribution in the idealization of a corporate building, since the better understanding of the brain can help architects design places that impact people more positively. To this end, the concepts and principles of neuroarchitecture, in order to understand this way of thinking and doing architecture, as well as deepen research on the evolution of coworking spaces in Brazil, which show a strong trend for the future of work.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5499
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EspaçoCoworkingPrincípios.pdf4,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons