Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5412
Título: A tutela de direitos a partir da Ação Civil Pública no contexto da remoção dos moradores da zona de autossalvamento da barragem de Doutor no distrito de Antônio Pereira de Ouro Preto/MG.
Autor(es): Melo, Lucas Vasconcelos de
Orientador(es): Guzzo, Fabiano César Rebuzzi
Membros da banca: Guzzo, Fabiano César Rebuzzi
Schettini, Beatriz
Pereira Júnior, Edvaldo Costa
Palavras-chave: Direito processual
Direito coletivo
Ação coletiva
Atingidos por barragens
Data do documento: 2023
Referência: MELO, Lucas Vasconcelos de. A tutela de direitos a partir da Ação Civil Pública no contexto da remoção dos moradores da zona de autossalvamento da barragem de Doutor no distrito de Antônio Pereira de Ouro Preto/MG. 2023. 41 f. Monografia (Graduação em Direito) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: A Ação Civil Pública é um dos instrumentos disponíveis no ordenamento jurídico brasileiro para a defesa e tutela de direitos coletivos. Este trabalho se ocupa da análise da responsabilidade apurada nos autos da ACP nº 5000435-60.2019.8.13.0461, pela remoção dos moradores da zona de auto salvamento da barragem de Doutor no Distrito de Antônio Pereira de Ouro Preto/MG, diante da escalada do risco operacional do Complexo Minerário de Timbopeba. A política de remoção compulsória das famílias da comunidade de Antônio Pereira é uma dos desdobramentos do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, um dos maiores desastres socioambientais do mundo. Sob a ótica dos litígios complexos irradiados, o estudo das situações de direito instauradas no pós-desastre busca compreender os principais institutos do processo coletivo, pelo método analítico-descritivo, a fim de entender se o processualismo tradicional se mostra eficientemente capaz de tutelar os direitos individuais e transindividuais coletivos dos moradores atingidos. Isto é, se a atividade jurisdicional resultado do modelo processual vigente tem se mostrado capaz de fornecer uma resposta adequada aos moradores deslocados do Distrito de Antônio Pereira de Ouro Preto/MG.
Resumo em outra língua: La Acción Civil Pública es uno de los instrumentos disponibles en el ordenamiento jurídico brasileño para la defensa y tutela de los derechos colectivos. Este trabajo se ocupa del análisis de la responsabilidad apurada en los autos de la ACP nº 5000435-60.2019.8.13.0461, por la remoción de los residentes de la zona de auto salvamento de la presa de Doctor en el Distrito de Antônio Pereira de Ouro Preto/MG, ante la escalada del riesgo operacional del Complejo Minero de Timbopeba. La política de remoción compulsoria de las familias de la comunidad de Antônio Pereira es uno de los desdoblamientos del rompimiento de la presa de la Mina Córrego do Feijão, uno de los mayores desastres socioambientales del mundo. Bajo la óptica de los litigios complejos irradiados, el estudio de las situaciones de derecho instauradas en el posdesastre busca comprender los principales institutos del proceso colectivo, por el método analítico-descriptivo, a fin de entender si el procesalismo tradicional se muestra eficientemente capaz de tutelar los derechos individuales y transindividuales colectivos de los residentes afectados. Es decir, si la actividad jurisdiccional resultado del modelo procesal vigente se ha mostrado capaz de proporcionar una respuesta adecuada a los residentes desplazados del Distrito de Antônio Pereira de Ouro Preto/MG
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5412
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_TutelaDireitosPartir.pdf619,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons