Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/513
Título : Contaminação de águas por diclofenaco e ibuprofeno : impacto ambiental e implicações ecotoxicológicas.
Autor : Silva, Marina Góis Pereira Leite
metadata.dc.contributor.advisor: Rúbio, Karina Taciana Santos
metadata.dc.contributor.referee: Sanson, Ananda Lima
Mendonça, Alessandra Esther de
Rúbio, Karina Taciana Santos
Palabras clave : Poluentes emergentes
Recursos hídricos
Fecha de publicación : 2017
Citación : SILVA, Marina Góis Pereira Leite. Contaminação de águas por diclofenaco e ibuprofeno : impacto ambiental e implicações ecotoxicológicas. 2017. 47 f. Monografia (Graduação em Farmácia) - Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumen : Nos últimos anos o desenvolvimento de novas tecnologias analíticas permitiu a detecção de vários tipos de contaminantes em diferentes matrizes ambientais. Neste contexto, os anti-inflamatórios ibuprofeno e diclofenaco vêm se destacando por apresentarem-se como contaminantes frequentemente detectados em águas superficiais e esgotos. A elevada taxa de consumo destes fármacos pela população, principalmente relacionada ao consumo irracional de medicamentos e o descarte inadequado dos resíduos domésticos, são os principais fatores associados a esse tipo de contaminação. Apesar disso, poucos estudos brasileiros avaliam a presença destes medicamentos em matrizes ambientais. Além disso, o efeito que estes compostos ou seus subprodutos podem desencadear nos seres vivos também não se encontra descrito na literatura. Desta forma, foi realizado um levantamento dos principais estudos publicados sobre ocorrência e concentração destes anti-inflamatórios em águas brasileiras, com o intuito de propiciar uma melhor compreensão dos fatores que estão associados à presença destes medicamentos no meio ambiente.
URI : http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/513
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/08/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA_ContaminaçãoÁguasDiclofenaco.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons