Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4961
Title: Recursos didáticos e os textos literários da tradição oral no processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento.
Authors: Neiva, Ana Raquel Lima Betonico
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, Paula Cristina de Almeida
metadata.dc.contributor.referee: Rodrigues, Paula Cristina de Almeida
Santos, Erisvaldo Pereira dos
Keywords: Alfabetização e letramento
Textos literários da tradição oral
Literatura infantil
Letramento literário
Recursos didáticos
Issue Date: 2022
Citation: NEIVA, Ana Raquel Lima Betonico. Recursos didáticos e os textos literários da tradição oral no processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento. 2022. 37 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Abstract: Considerando a necessidade do trabalho com a utilização de estratégias e recursos didáticos que auxiliem nos processos de ensino e aprendizagem da alfabetização e do letramento, o presente trabalho visa utilizar os textos literários da tradição oral no planejamento de materiais e recursos didáticos, para promover um ensino mais lúdico e significativo para os alunos da Educação Infantil. Neste sentido, o objetivo geral do estudo configura-se em compreender como os textos literários da tradição oral contribuem para o processo de apropriação do sistema de escrita alfabética e do letramento literário das crianças, de 4 a 5 anos, da Educação Infantil, e os objetivos específicos são auxiliar as crianças da Educação Infantil no desenvolvimento da pseudoleitura e da consciência fonológica, proporcionar o processo de alfabetização em contexto de letramento por meio de textos literários da tradição oral e desenvolver o interesse para que os alunos tornem-se leitores literários mais assíduos, críticos e ativos. Deste modo, foi-se pensada uma sequência didática, considerando uma turma heterogênea hipotética, uma vez que não houve a oportunidade de ser desenvolvida de forma prática, com alunos de 4 a 5 anos, da Educação Infantil, que encontram-se em níveis diferentes no processo de alfabetização, que tinha como ponto de partida o trabalho lúdico com um livro de literatura infantil de textos literários da tradição oral, denominado “Canções, Parlendas, Quadrinhas, para crianças novinhas”, de Ruth Rocha. A sequência didática desenvolvida em questão contou com os três recursos didáticos adaptados e apresentados no presente trabalho, sendo estes Quadrinhas lacunadas - Troca-rima (Adaptação do jogo proposto pelo blog “Jogos e Materiais para Alfabetização: oficinas, recursos e estratégias didáticas para Alfabetização”); Caça-Rimas das Quadrinhas (Adaptação do livro “Manual Didático: Jogos de Alfabetização”, de Centro de Estudos em Educação e Linguagem); e, também, Batalha de Palavras (Adaptação do livro “Manual Didático: Jogos de Alfabetização”, de Centro de Estudos em Educação e Linguagem). É essencial, portanto, enfatizar que há a intenção de dar continuidade ao trabalho aqui proposto com a sequência didática em questão, já que esta integra os processos de alfabetização, de letramento e letramento literário, considerando o discurso literário e sua ludicidade como fatores indispensáveis para produzirem sentido ao aprendizado das crianças, tornando este crítico e significativo para os alunos.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4961
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_RecursosDidáticosTextos.pdf1,49 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons