Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/49
Título: Segmentação do mercado turístico.
Autor(es): Oliveira, Flávia Gediene de
Orientador(es): Porto, Aluísio Finazzi
Palavras-chave: Turismo
Turismo - administração
Turismo - segmentação de mercado
Marketing
Data do documento: 2005
Referência: OLIVEIRA, Flávia Gediene de. Segmentação do mercado turístico. 2005. 45 f. Monografia (Graduação em Turismo) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2005.
Resumo: O mercado turístico é amplo e diversificado. Cresce mundialmente cada vez mais o número de pessoas com o interesse e as condições necessárias para viajar. Muitas também são as empresas e localidades que utilizam a atividade turística para gerar receitas. Levando-se em conta a constante concorrência entre elas, a escassez de recursos para promovê-las e os impactos ecológicos e sociais decorrentes do uso descontrolado de produtos e atrativos turísticos, a segmentação deste mercado apresenta-se como uma das estratégias de marketing que devem ser utilizadas para sanar tais transtornos. Para listar as possíveis finalidades, métodos, dificuldades e resultados de sua aplicação, foi feita uma pesquisa bibliográfica, analisando-se a opinião de alguns autores sobre o tema. Conclui-se que a delimitação do mercado-alvo de uma localidade ou empresa turística contribui para o aumento de suas receitas, na medida em que direciona os esforços de marketing, evitando o desperdício de recursos e os impactos negativos.
Resumo em outra língua: El mercado turístico es amplio y diversificado. Crece mundialmente cada vez más El número de personas con el interés y las condiciones necesarias para viajar. Muchas también son las empresas y localidades que utilizan la actividad turística para generar recetas. Llevándose em cuenta la constante competencia entre ellas, la escasez de recursos para promoverlas y lós impactos ecológicos y sociales decurrentes del uso descontrolado de productos y atractivos turísticos, la segmentación de este mercado se presenta como una de las estrategias de marketing que deben ser utilizadas para sanar tales trastornos. Para listar las posibles finalidades, métodos, dificultades y resultados de su aplicación, fue hecha una búsqueda bibliográfica, analizándose La opinión de algunos autores sobre el tema. Se concluye que la delimitación del mercado-blanco de una localidad o empresa turística contribuye para el aumento de sus recetas, en la medida en que direcciona los esfuerzos de marketing, evitando el desperdicio de recursos y los impactos negativos.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/49
Aparece nas coleções:Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_SegmentaçãoMercadoTurístico.pdf673,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons