Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/481
Título: Análise das contribuiçoes da gestão do conhecimento para a manutenção : estudo de múltiplos casos.
Autor(es): Cerqueira, Ilton Moreira
Orientador(es): Silva, Washington Luís Vieira da
Membros da banca: Silva, Washington Luís Vieira da
Pereira, Maria Perpétuo Socorro Mol
Santos, Zirlene Alves da Silva
Palavras-chave: Capital intelectual
Aprendizagem organizacional
Gestão do conhecimento
Data do documento: 2017
Referência: CERQUEIRA, Ilton Moreira. Análise das contribuiçoes da gestão do conhecimento para a manutenção : estudo de múltiplos casos. 2017. 69 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Sendo um dos maiores desafios encontradas pelas grandes empresas a gestão da manutenção vem a crescer e com ela aparecem novos métodos de gerenciamento. As empresas também estão se conscientizando de que o grande diferencial esta nas pessoas e a forma delas de criar, utilizar e compartilhar o conhecimento dentro das organizações. Para uma boa gestão da manutenção é necessário que haja uma gestão do conhecimento que identifica, cria, dissemina o conhecimento nas empresas, o que normalmente não se vê nas organizações, onde a maioria ate possuem o conhecimento necessário, mas não há uma gestão de conhecimento, o que o faz inacessível. Logo se faz necessário um estudo sobre quais benefícios trazidos pela implantação da gestão do conhecimento, que auxilia na gestão da manutenção mantendo assim as empresas competitivas no mercado atual. O presente estudo apresenta uma pesquisa detalhada sobre os métodos de manutenção, gestão de manutenção e gestão do conhecimento. Utiliza uma metodologia de natureza qualitativa, classificada como exploratória e bibliográfica, com estudos de caso. São apresentados três estudos de casos em empresas de diferentes setores, aonde a implantação da gestão do conhecimento veio a contribuir para a manutenção industrial. Nesses estudos pode-se observar que após a implantação da gestão do conhecimento na manutenção as empresas obtiveram uma serie de contribuições que fazem com seja viável uma gestão do conhecimento na manutenção. Começaram a perceber que o conhecimento vem de dentro da empresa, dos próprios colaborados, obtiveram a geração, disseminação e armazenamento desse conhecimento, gerando assim diversos benefícios para o setor de manutenção, entre esses benefícios pode-se destacar a diminuição dos tempos de reparos, redução de retrabalhos e melhor qualificação da sua mão-de-obra.
Resumo em outra língua: Being the biggest challenge faced by big companies, the maintenance management is developing and new technics are being created. These companies learned that the most important aspect is the people, and how they share knowledge inside the organizations. For a good maintenance management, it`s necessary that this knowledge is created, identified and disseminated through the work environment, fact that doesn`t happen in most companies, as they do have the knowledge, but it’s not managed and ends up inaccessible. A study about the advantages of the implementation of maintenance management is important to keep these companies competitive in the market. The present work presents a detailed study about these managements. Three studies, were the implementation of the knowledge management helped the industrial maintenance management, will be presented. These studies shows that the implementation of the management brought a decrease in time of repairs, reduction of the rework and better trained work force.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/481
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 07/04/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseContribuiçõesGestão.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.