Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/478
Título: Estudo comparativo sobre a gestão de ativos físicos aplicada em empresas dos setores de mineração e energia nuclear com base em estudos de caso.
Autor(es): Albuquerque, Auro Neto Cateringer Starling
Orientador(es): Silva, Washington Luís Vieira da
Soares, Henrique Nogueira
Palavras-chave: Gestão de ativos
Ativos físicos
Data do documento: 2016
Referência: ALBUQUERQUE, Auro Neto Cateringer Starling. Estudo comparativo sobre a gestão de ativos físicos aplicada em empresas dos setores de mineração e energia nuclear com base em estudos de caso. 2016. 88 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições obtidas com a implantação dos preceitos das normas de gestão de ativos NBR ISO 55000 e/ou PAS 55. Realizaram-se pesquisas bibliográficas, com o intuito de estruturar uma base teórica, sobre os temas necessários para melhor compreensão das metodologias e normas. O trabalho adota uma abordagem qualitativa, exploratória, bibliográfica e estudo de caso. Utilizou-se de quatro estudos de caso aplicados em empresas brasileiras, sendo três do setor de mineração e uma do setor de energia. Procurou-se por uma análise dos resultados apresentados nas empresas em questão, identificar quais as contribuições obtidas ao se implantar um sistema de gestão de ativos com base nos preceitos das normas. Apresentaram-se as contribuições obtidas com a implantação da gestão de ativos físicos como: aumento da disponibilidade física, da confiabilidade, do desempenho e do tempo médio para a falha, assim como redução do número de falhas, do tempo médio para o reparo e de alguns custos e riscos operacionais. Conclui-se, a partir da análise dos estudos de caso, que, com a correta implantação dos preceitos da norma de gestão de ativos, obtém-se uma melhor visão dos ativos e seus ciclos de vida, gerando melhorias ao sistema e agregando valor ao negocio, sendo algo essencial para sobrevivência das organizações no cenário atual.
Resumo em outra língua: The paper focus on presenting the contribution obtained with the implantation of the technical standards from ISO 55000 and PAS 55. Bibliographic research was made to help structure a theoretical base about the understanding of those technical standards. The paper uses a qualitative, exploratory and bibliographic approach, as well as study cases reviews. Studies were made in four Brazilian companies, being three mining companies and one energy company. The analysis searched for possible contributions achieved in those companies by the implantation of a asset management system, based on the technical standards. A table with the results of the analisys was presented, containing: increase of physical disponibility, confiability, performance and mean time to failure, as well as reduction of the failure numbers, mean time to repair and some operational risks. The results concluded that, with the right application of those standards the companies gained better sight of the asset and his cycles, and managed to improve the work system, gaining market value and organization, important items on the competitive scenario they work in.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/478
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 04/07/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EstudoComparativoGestão.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.