Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4564
Título: Loft, arquitetura industrial e novos usos em cidade de médio porte : uma aplicação de retrofit em Lorena, São Paulo.
Autor(es): Bonifácio, Stephany Rocha
Orientador(es): Aguiar, Tito Flávio Rodrigues de
Membros da banca: Vianna Neto, Liszt
Sayegh, Liliane Márcia Lucas
Aguiar, Tito Flávio Rodrigues de
Palavras-chave: Apartamentos - loft
Arquitetura - conservação e restauração - retrofit
Revolução industrial
Armazéns gerais - galpão
Lorena - SP
Data do documento: 2022
Referência: BONIFÁCIO, Stephany Rocha. Loft, arquitetura industrial e novos usos em cidade de médio porte: uma aplicação de retrofit em Lorena, São Paulo. 2022. 65 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: A cada dia que passa vemos que mais construções de valores históricos municipais sendo destruídas e desocupadas devido a perda de funcionalidade, mudança de localização das zonas urbanas, implementação de novas técnicas construtivas e utilização dos seus terrenos para novos tipos de empreendimentos, nesse sentido é de suma importância abordar a necessidade de requalificações com a finalidade de enquadrar esses edifícios novamente no contexto de cada cidade. Diante desses fatores o presente trabalho tem o objetivo de propor um retrofit de um galpão proveniente da Revolução Industrial, localizado na cidade de Lorena no estado de São Paulo Como forma de pesquisa científica ocorre a busca pela inserção da história da cidade de Lorena desde o seu surgimento até sua importância no que tange a Revolução Industrial, provável data da criação do galpão, de maneira a discorrer sobre as modificações que a ferrovia trouxe tanto para o município quanto ao desenvolvimento da região do Vale do Paraíba pertencente ao estado de São Paulo, abordando também a necessidade da presença dos galpões existentes no centro urbano para a memória da cidade. A proposta consiste na transformação de uma arquitetura de cunho industrial para arquiteturas de cunho residencial e comercial, buscando entender melhores formas de aproveitamento dos espaços, assim como aconteceu no bairro de Soho, em Nova York com os lofts . Entender a respeito dessa nova forma de habitar, referente ao contexto do Pós-Guerra faz parte do procedimento investigativo e contribui pra a execução de um projeto que se encaixe nas demandas referentes a essa nova forma de habitar. Já a arquitetura comercial surge como reflexo da pesquisa local e da necessidade existente perante a localização do galpão na cidade as mudanças urbanas que ocorreram.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4564
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_LoftArquiteturaRetrofit.pdf7,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons