Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4478
Título: A violência de gênero como uma das expressões da "questão social" : a particularidade das usuárias assistidas pelo CREAS de ouro preto.
Autor(es): Santos, Erika Danielle Pereira dos
Orientador(es): Tomaz, Cristiane Silva
Membros da banca: Vilas Boas, Liliane Silva
Souza, Alessandra Ribeiro de
Tomaz, Cristiane Silva
Palavras-chave: Assistência social - organização
Serviço social
Violência contra as mulheres
Data do documento: 2022
Referência: SANTOS, Erika Danielle Pereira dos. A violência de gênero como uma das expressões da “questão social”: a particularidade das usuárias assistidas pelo CREAS de Ouro Preto. 2022. 83 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: No presente documento consta a análise crítica sobre a particularidade da violência de gênero, que se rebate aos corpos das mulheres assistidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da cidade de Ouro Preto/MG, compreendendo este fenômeno social como uma das expressões da “questão social”, sendo então objeto de trabalho do Serviço Social. Logo, esta instituição acima referenciada se insere na rede de atendimento a mulheres vítimas de violência da cidade de Ouro Preto- MG. E diante disso, buscou- se levantar dados bibliográficos que culminou na qualificação do atendimento às mulheres, no interior do aparelho ligado a Assistência Social da cidade Ouropretana, gerando possibilidades futuras quanto ao fortalecimento e consolidação da rede de enfrentamento e atendimento às mulheres vítimas de violência, e em como o (a) Assistente Social realiza o seu atendimento no CREAS em relação a mulher em situação de violência de forma a consolidar a sua atuação alinhada ao projeto ético político da profissão e as suas dimensões teóricos metodológicas, ético político, e técnico operativo, atuando de forma interseccional e multiprofissional frente a violência de gênero, considerando as particularidades de classe, raça e gênero, reconhecendo como marco estrutural da violência contra a mulher, a sociedade patriarcal e capitalista ao qual estamos inseridos.
Resumo em outra língua: Este trabajo contiene un análisis crítico de la particularidad de la violencia de género, que afecta a los cuerpos de las mujeres atendidas por el Centro de Referencia Especializado de Asistencia Social (CREAS) en la ciudad de Ouro Preto/MG, entendiendo este fenómeno social como una de las expresiones de la "cuestión social", siendo entonces un objeto de trabajo para el Servicio Social. Por lo tanto, esta institución forma parte de la red de asistencia a las mujeres víctimas de la violencia en la ciudad de Ouro Preto - MG. Y antes de eso, se buscó levantar datos bibliográficos que culminaron en la calificación de la atención a las mujeres, dentro del aparato vinculado a la Asistencia Social de la ciudad de Ouro Preto, generando posibilidades futuras en cuanto al fortalecimiento y consolidación de la red de confrontación y atención a las mujeres víctimas de violencia, y en cómo el Trabajador Social se inserta en las redes de confrontación a la violencia contra la mujer de forma a consolidar su actuación alineada al proyecto ético-político de la profesión y sus dimensiones teórico-metodológicas, ético-políticas, y técnico operativas, actuando de forma interseccional y multiprofesional frente a la violencia de género, considerando las particularidades de clase, raza y género, reconociendo como hito estructural de la violencia contra la mujer, la sociedad patriarcal y capitalista en que estamos insertos.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4478
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ViolênciaGêneroExpressões.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.