Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/388
Título: Otimização na programação de aços de uma aciaria através de um modelo matemático de setup dependente da sequência.
Autor(es): Soares Júnior, Aloísio Celso
Orientador(es): Amaral, Mônica do
Membros da banca: Amaral, Mônica do
Pinto, Rafael Lucas Machado
Silva, Thiago Augusto de Oliveira
Palavras-chave: Administração da produção
Pesquisa operacional
Aço - processos de fabricação
Data do documento: 2017
Referência: SOARES JÚNIOR, Aloísio Celso. Otimização na programação de aços de uma aciaria através de um modelo matemático de setup dependente da sequência. 2017. 61 f. . Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade tratar o problema de programação de produção uma aciaria, local de uma usina siderúrgica onde o ferro gusa é convertido em aço. Este problema é presente na maioria dos processos produtivos, em cada processo possui suas individualidades, como é o caso de uma siderúrgica que conta com difíceis e numerosas restrições, demandando muito tempo e trabalho se feito à mão. O objetivo desta monografia é propor um modelo matemático, através da Pesquisa Operacional dimensionando os pedidos de aço em lotes e alocando-os em uma sequência de produção, que devem obedecer a todas as suas restrições de precedência. Para elaboração do modelo foram consideradas algumas exigências particulares da aciaria como: tempo de vida do distribuidor, tempo de vida dos moldes, atender a demanda dos clientes e restrições gerais da produção de aço.O modelo foi desenvolvido no software livre de otimização GNU GLPK 4.8. A solução encontrada no modelo foi ótima, pois atende as restrições do modelo, mostrou-se satisfatória, pois economiza tempo e esforço para quem realiza a programação.
Resumo em outra língua: This study aims on solving a scheduling problem of a steelworks. The problem occurs in most of production processes, but being a steel factory, it has particular constraints, and requires time and hard work to be done by handwriting. The purpose of this paper is to propose a mathematical model through the Operations Research field allocating the steel production in sequence, furthermore it must obey its restrictions of precedence. To develop this model was considered all requirements of the steelworks. The model was developed in glpsol software. The solution found in the model was not satisfactory since it does not meet the constraints of the model.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/388
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 04/05/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_OtimizaçãoProgramaçãoAços.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons