Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/378
Title: Memórias da Várzea : causos de um futebol (quase) perdido.
Authors: Silva, Rodolfo Dias da
Silva, Victor Hugo Borges Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Drumond, Rafael Fonseca
metadata.dc.contributor.referee: Drumond, Rafael Fonseca
Prado, Denise Figueiredo Barros do
Souza, Marcelo Freire Pereira de
Keywords: Documentário
Esporte
Issue Date: 2016
Citation: SILVA, Rodolfo Dias da; SILVA, Victor Hugo Borges Martins. Memórias da Várzea : causos de um futebol (quase) perdido. 2016. 55 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Abstract: O presente trabalho busca expor as memórias do futebol jogado nos campos de várzea na cidade de Mariana, Minas Gerais. Trata-se da produção experimental de um documentário capaz de captar as mais diversas memórias que envolvem o esporte e seus admiradores; trabalho no qual assumimos um compromisso com a liberdade e a flexibilidade na relação sujeito-documentarista. A narrativa fílmica aborda histórias “quase perdidas” da várzea marianense, procurando dar protagonismo aos sujeitos que contam suas lembranças e que, assim, acabam sendo contados pelo próprio filme. O resultado deste trabalho explora as nuances subjetivas e os ânimos culturais de um esporte praticado no mundo todo, e que, em cada região, possui sua peculiaridade assentada nas tradições e nos costumes locais. Mais do que isso, registramos uma memória oral a partir de um dispositivo fílmico capaz de garantir a esses relatos outras formas de visibilidade e duração.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/378
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 01/09/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_MemóriasVárzeaCausos.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons