Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3622
Título: Uma análise da influência das práticas de gestão de pessoas de alto desempenho sobre o clima de inovação e o bullying no ambiente de trabalho no setor de TI.
Autor(es): Miranda, Júnia Helen Reis
Orientador(es): Ceribeli, Harrison Bachion
Membros da banca: Ceribeli, Harrison Bachion
Inácio, Raoni de Oliveira
Maciel, Gustavo Nunes
Palavras-chave: Administração de pessoal
Assédio no ambiente de trabalho
Tecnologia - Serviços de informação
Data do documento: 2021
Referência: MIRANDA, Júnia Helen Reis. Uma análise da influência das práticas de gestão de pessoas de alto desempenho sobre o clima de inovação e o bullying no ambiente de trabalho no setor de TI. 2021. 24 f. Monografia (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2021.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre as práticas de gestão de pessoas de alto desempenho, o clima de inovação e o bullying no ambiente de trabalho no setor de tecnologia da informação (TI). Os dados foram coletados utilizando o método survey online e analisados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. A amostra foi composta por 336 profissionais do setor de TI. Examinando os resultados obtidos, verificou-se que as práticas de gestão de pessoas de alto desempenho, especificamente a concessão de feedback, a manutenção de uma cultura aberta ao diálogo acompanhada de procedimentos justos para lidar com as críticas e queixas dos empregados, a comunicação clara das metas e objetivos organizacionais, a capacitação contínua e em alto nível dos empregados, a adoção de um modelo de remuneração atrelado ao desempenho e a vinculação das promoções ao desenvolvimento individual, contribuem para fortalecer o clima de inovação e reduzir o bullying no ambiente de trabalho nas empresas de tecnologia.
Resumo em outra língua: This research aimed to analyze the relationship between high-performance human resource practices, innovation climate and bullying in the workplace in the information technology (IT) sector. Data were collected using the online survey method and analyzed using the Structural Equation Modeling technique. The sample consisted of 336 professionals from the IT sector. Examining the results obtained, it was found that high-performance human resource practices, specifically the provision of feedback, the maintenance of a culture open to dialogue accompanied by fair procedures to deal with employee criticism and complaints, clear communication of goals and organizational objectives, continuous and high-level training of employees, the adoption of a performance-linked compensation model and linking promotions to individual development, contribute to strengthen the innovation climate and reduce workplace bullying in technology companies.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3622
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseInfluênciaPráticas.pdf773,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons