Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3609
Título : Caracterização de rejeitos depositados em barragem impermeabilizada com vistas a recuperação de ferro e nióbio e futuro processo de envelopamento do rejeito.
Autor : Amaral, Thiago de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Araújo, Fernando Gabriel da Silva
metadata.dc.contributor.referee: Araújo, Fernando Gabriel da Silva
Gameiro, Danton Heleno
Gomes, Romero César
Palabras clave : Recuperação de minerais
Nióbio
ferro
Barragem impermeabilizada
descomissionamento
Rejeitos de mineração
Fecha de publicación : 2021
Citación : AMARAL, Thiago de Souza. Caracterização de rejeitos depositados em barragem impermeabilizada com vistas a recuperação de ferro e nióbio e futuro processo de envelopamento do rejeito. 2021. 31 f. Monografia (Especialização em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumen : O conhecimento dos rejeitos de processos de concentração mineral através de sua caracterização e o desenvolvimento de técnicas que visem a recuperação de minerais de interesse depositados em barragens é hoje um grande desafio. O descomissionamento seguro de estruturas de barragem é outro ponto de grande importância nas minerações e que precisa ser endereçado em todas as suas particularidades. Estas duas demandas da sociedade foram aqui discutidas como proposição futura para uma tese de doutorado que terá como objetivo a recuperação de ferro e nióbio do rejeito da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, depositado hoje em uma barragem impermeabilizada, assim como, propor alternativas para o envelopamento dos rejeitos depositados nessa estrutura que tem como grande desafio a massa de água lá aprisionada.
metadata.dc.description.abstracten: It is a new challenge to develop tailings knowledge through characterization of materials and design new processes aiming to recover the elements from waste. The closure of the structures in a safe way is also a very important point to be addressed by mining companies with all its particularities. These two subjects are discussed in this document and proposed as a PhD thesis that aims to recover iron and niobium from a lined tailing dam owned by Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, as well as, to design some alternatives to close the deposit confining the tailings and having the challenge to treat a high water volume imprisoned inside the structure.
URI : http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3609
Aparece en las colecciones: Especialização - Engenharia de Materiais: Ênfase Metais não Ferrosos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA_CaracterizaçãoRejeitosDepositados.pdf770,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons