Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3576
Título: Qual a importância das artes nas escola públicas para a formação cidadã?
Autor(es): Santos, Lucas Rodrigues dos
Orientador(es): Maciel, Paulo Marcos Cardoso
Membros da banca: Valença, Ernesto Gomes
Santos, Clóvis Domingos dos
Maciel, Paulo Marcos Cardoso
Palavras-chave: Importância educacional das artes
Formação cidadã
Pedagogia histórico crítica
Crítica política
Data do documento: 2021
Referência: SANTOS, Lucas Rodrigues dos. Qual a importância das artes nas escola públicas para a formação cidadã?. 2021. 27 f. Monografia (Graduação em Artes cênicas - licenciatura) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: O artigo tem por objetivo pensar a importância das aulas de artes no Ensino Médio para uma formação cidadã, como objetivam as leis da educação brasileira. Comparo o que propõe a Base Nacional Comum Curricular e as minhas experiências de estágios dentro da escola, na qual pude observar grande desinteresse e uma falta de clareza dos conteúdos artísticos como ferramenta de leitura de mundo transformadora. Para este debate, busco apresentar duas noções de crítica tomadas, respectivamente, da pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani e a de crítica política de Danielle Ávila Small, como possibilidade de mediação entre os conteúdos de artes e sua relevância como parte fundamental da formação desses sujeitos.
Resumo em outra língua: El artículo piensa la formación ciudadana por entremedio de las clases de artes en la enseñanza media. Hago una comparación con lo que dice la Base nacional comum curricular junto de mis experiencias de estágio, donde fue posible notar el desinterés por parte de los estudiantes, bien como, la obscuridad delante de la disciplina como herramienta de transformación del mundo. Para hacer este debate presento dos nociones de crítica, que son, respectivamente, pedagogía histórico-critica de Dermerval Saviani y la ideia de crítica política de Daniele Ávila Small. Creo que esas dos ideias permiten una mayor possibilidade sobre la mediación de los contenidos de artes y su importancia para la formación de los jóvenes
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3576
Aparece nas coleções:Artes Cênicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_QualImportânciaArtes.pdf5,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons