Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/338
Title: Desenvolvimento mercadológico orientado pelo plano de marketing : um estudo de caso em uma microempresa na cidade de Rio Piracicaba/MG.
Authors: Caldeira, Fernanda Carolina Cota
metadata.dc.contributor.advisor: Alves, Jean Carlos Machado
metadata.dc.contributor.referee: Alves, Jean Carlos Machado
Tavares, Maressa Nunes Ribeiro
Silva, Sérgio Evangelista
Keywords: Marketing
Competitividade
Estratégia
Tomada de decisão
Issue Date: 2017
Citation: Caldeira, Fernanda Carolina Cota. Desenvolvimento mercadológico orientado pelo plano de marketing : um estudo de caso em uma microempresa na cidade de Rio Piracicaba/MG. 2017. 53 f. (Graduação em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2017.
Abstract: A necessidade de despertar nos clientes o interesse pelos serviços ou produtos, devido a grande competitividade de mercado, impulsiona as organizações a procurarem meios ou ferramentas para conhecer o perfil de seu público, suas forças e fraquezas internas. Dessa forma, há a urgência de se utilizar um instrumento gerencial como, por exemplo, o plano de marketing, para direcionar e fornecer dados suficientes para a organização a fim de garantir o desenvolvimento estratégico da mesma. Assim, este trabalho tem por objetivo propor um plano de marketing para uma microempresa varejista do setor de construção civil localizada na cidade de Rio Piracicaba/MG. Sabe-se que as pequenas empresas não têm a cultura de fazer planejamento, no entanto ele é necessário como forma de antecipar e tomar decisões em tempo hábil, podendo auxiliar as atividades organizacionais para que as mesmas não fiquem comprometidas, aumentando as chances de que os objetivos sejam alcançados. O plano de marketing é uma proposta de formulação de um documento estratégico que tem como finalidade conseguir maior competitividade. Com ele é possível verificar as necessidades de mercado, o perfil dos clientes, além de auxiliar a tomar decisões sobre preço, produtos, metas e etc. Para sua criação foi feito uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema e um estudo de caso da organização. Houve aplicação de questionários com os clientes e entrevista com o proprietário, a fim de garantir todas as informações para realização da análise. Ao final, foi estruturado um plano de ação delineando todas as propostas de melhorias que surgiram ao longo do trabalho.
metadata.dc.description.abstracten: The need to awaken our customers and their own services and products due to strong market competitiveness boost organizations as tools for knowledge of the profile of their audience, their internal organizational strengths and weaknesses. Thus, it has an urgency to use a management tool such as the marketing plan to direct and provide sufficient data for an organization to ensure its strategic development. Thus, this work aims to propose a marketing plan for a retail microenterprise in the construction sector located in the city of Rio Piracicaba /MG. It is known that small businesses do not have a culture of planning, however it is necessary as a way to anticipate and make decisions in a timely manner, and can help as organizational activities so that they also do not compromise, increasing the chances that the Goals Are achieved. The marketing plan is a proposal for formulating a strategic document that aims to achieve greater competitiveness. With it is possible to verify the market needs, the profile of the clients, besides helping to make decisions on the price, products, goals and etc. For its creation a bibliographic research on the subject was made and a case study of the organization. There were questionnaires with clients and interviews with the owner in order to guarantee all the information for the performance of the analysis. In the end, a plan of action was outlined outlining all the proposals for improvements that have been overtaking the work.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/338
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 04/04/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais e não permite a adaptação da obra.
Appears in Collections:Engenharia de Produção - JMV

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_DesenvolvimentoMercadológicoOrientado.pdf1,25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons