Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3036
Título : Análise de uma proposta de sequência didática fundamentada em uma questão sociocientífica sobre a mineração e seus impactos socioambientais.
Autor : Alves, André Vicente
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
metadata.dc.contributor.referee: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Rodrigues, Clarissa
Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Palabras clave : Estrutura didática do ensino
Cidadania
Ciências - estudo e ensino
Minas e recursos minerais
Fecha de publicación : 2021
Citación : ALVES, André Vicente. Análise de uma proposta de sequência didática fundamentada em uma questão sociocientífica sobre a mineração e seus impactos socioambientais. 2021. 108 f. Monografia (Graduação em Química) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumen : Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apoiados em referenciais teóricos que tratam de propostas de Sequências Didáticas (SD), nos propusemos a elaborar uma proposta de SD que se fundamenta em uma Questão Sociocientífica (QSC), voltada para uma educação sociopolítica. Essa proposta teve como base o cenário imposto pelos recentes casos de rompimento de barragens de mineradoras (Mariana-2015; Brumadinho-2019), os impactos causados por estes eventos e as implicações de uma alternativa ao uso de barragens, que é a deposição de rejeitos a seco em enormes pátios. Esta alternativa, que rege a nossa SD, pode acarretar sérios problemas ambientais, tais como: a Drenagem Ácida de Minas (DAM), a degradação do solo e os corpos d’agua. Nesse sentido, para nossa coleta de dados, optamos por enviar a proposta de SD a egressos e atuais professores do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), para que fizessem uma avaliação do potencial desta proposta. Nesse contexto, os objetivos da pesquisa se concentraram em analisar como se deu o processo de avaliação da SD, alicerçado ao seu potencial em contribuir para a promoção do Ensino de Ciências sob a ótica de pautas ambientais, sociais e políticas, no contexto das atividades de mineração e sob o cenário de uma simulação de uma audiência pública. Isto implica em ultrapassar a dimensão conceitual e ampliar a melhoria de competências e habilidades para a formação cognitiva, social e cidadã dos estudantes. Se tratando dos objetivos traçados, sob a ótica da Análise de Conteúdo, buscamos interpretar por meio das respostas os critérios adotados pelos participantes da pesquisa e as justificativas que fundamentaram suas avaliações. Portanto, podemos concluir que os professores entrevistados avaliam que a SD proposta pode contribuir para o desenvolvimento da formação cidadã e crítica dos estudantes, especialmente nos posicionamentos que possam a vir a serem tomados na audiência pública simulada. Diante disso, aponta-se a necessidade de ampliar a utilização de abordagens pedagógicas envolvendo QSC, abarcando temas sociais, ambientais, políticos, culturais e que estejam relacionadas ao cotidiano dos envolvidos em tais atividades.
URI : http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3036
Aparece en las colecciones: Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA_AnálisePropostaSequência.pdf3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_SequênciaDidáticaMineração.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons