Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/302
Título: Representações iconográfico musicais na imaginária religiosa de Ouro Preto, Mariana e distritos ao longo do século XVIII e princípio do XIX.
Autor(es): Cunha, Ulisses Marcos da
Orientador(es): Taveira, Celso
Palavras-chave: Igreja de Nossa Senhora do Carmo - Ouro Preto - MG
Arte barroca - história e crítica
Igreja de Nossa Senhora do Carmo - Mariana - MG
Data do documento: 2013
Referência: CUNHA, Ulisses Marcos da. Representações iconográfico musicais na imaginária religiosa de Ouro Preto, Mariana e distritos ao longo do século XVIII e princípio do XIX. 2013. 140 f. Monografia (Especialização em Cultura e Arte Barroca) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Resumo: Esta monografia analisa a inter-relação existente entre a musicalidade colonial mineira com a iconografia-musical inserida na imaginária religiosa barroca de Ouro Preto, Mariana e distritos. O estudo partiu do princípio de que a música e suas representações iconográficas são inter-ligados e refletem o forte vínculo do povo com os acontecimentos públicos de ordem religiosa, político-social, econômica e cultural. Por isso, concomitantemente, ele reflete a presença significativa do mulato dando um tom peculiar às tradições musicais portuguesas, como não ocorreu em nenhuma outra região ou época brasileira. Ao término, foi possível concluir que a região é um lugar de confluência de uma herança barroca rica, plural e singular, visto que tais obras de arte devolvem um conjunto significativo de informações que permitem acolher esse legado, apontando, de forma clara abrangente, o lugar importante da musica no pensamento e na sensibilidade do povo local, durante o Ciclo de Ouro.Hoje, essa música de grande valor artístico, juntamente com essa iconografia musical, firma um ponto de encontro entre a Musicologia e a História da Arte, revestindo-se de uma importância fundamental para o aprofundamento dos estudos histórico-artísticos brasileiros.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/302
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC's da UFOP pelo autor, 17/01/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Especialização - Cultura e Arte Barroca

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_RepresentaçõesIconográficoMusicais.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons