Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2905
Título: Aplicação de um modelo matemático no sequenciamento de um equipamento de movimentação de estoque em uma usina siderúrgica do estado de Minas Gerais.
Autor(es): Silva, Tainara Kesse da
Orientador(es): Silva, Thiago Augusto de Oliveira
Membros da banca: Silva, Thiago Augusto de Oliveira
Martins, Alexandre Xavier
Oliveira, Paganini Barcellos de
Miranda Junior, Gilberto de
Palavras-chave: Manuseio e transporte de materiais
Modelos matemáticos
Pesquisa operacional
Processo decisório
Programação linear
Data do documento: 2021
Referência: SILVA, Tainara Kesse da. Aplicação de um modelo matemático no sequenciamento de um equipamento de movimentação de estoque em uma usina siderúrgica do estado de Minas Gerais. 2021. 39 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2021.
Resumo: A movimentação de material no contexto das organizações envolve custos que estão relacionados às ferramentas e estratégias adotadas nos diversos níveis de planejamento e operação. Desta forma, esta pesquisa busca desenvolver um modelo matemático, a partir da Programação Linear Inteira Mista, para o sequenciamento de uma ponte rolante, equipamento utilizado para movimentação de carga suspensa, a fim de reduzir as distâncias percorridas em um galpão de acabamento de uma usina siderúrgica. Para a realização deste estudo, foi feita, inicialmente, a definição do problema de forma conceitual e, posteriormente, a construção do modelo. A partir dos resultados obtidos com a instância criada, nota-se que a utilização da Pesquisa Operacional para o sequencimento de um equipamento único pode apresentar ganhos para a empresa, visto que considera os menores percursos dentro do espaço de armazenamento e o atendimento à demanda nos períodos de tempo. Entretanto, as limitações do modelo devem ser consideradas, como, por exemplo, a complexidade computacional e o alto volume de dados para tomada de decisão.
Resumo em outra língua: The material movement in the organization context involves costs that are related to the tools and strategies adopted at different levels of planning and operation. In, therefore, this research objects to develop a mathematical model, from Mixed Integer Linear Programming to the sequencing of a crane, an equipment used to move a suspended material, to reduce the covered distance in a finishing hangar in a steel mill. This study initially was done a conceptual definition of the problem and, then, the building of a model. Starting from the results obtained with instance created is notable that the use of Operational Research to the sequencing of single equipment can mean relevant gains to the company, considering the minor route inside the storage area and the meeting of the demand in time. However, the model limitations should be considered, as, for example, computational complexity and the intensive-data to decision making.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2905
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AplicaçãoModeloMatemático.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons