Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2473
Title: Mapeamento do processo de desenvolvimento de softwares de um setor de tecnologia da informação de uma instituição pública de ensino superior e redesenho do processo utilizando a metodologia Scrum
Authors: Carvalho, Renata Ambrósio de
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, André Luís
metadata.dc.contributor.referee: Silva, André Luís
Gomes, Helton Cristiano
Guimarães, Ricardo Morato Fiuza
Gomes, Antônia Auxiliadora Ferreira
Keywords: Software
Scrum - desenvolvimento de software
Software de mapeamento
Desenvolvimento de softwares - processos
Issue Date: 2019
Citation: CARVALHO, Renata Ambrósio de. Mapeamento do processo de desenvolvimento de softwares de um setor de tecnologia da informação de uma instituição pública de ensino superior e redesenho do processo utilizando a metodologia Scrum. 2019. 72 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Abstract: Este trabalho refere-se a um estudo de caso o qual detalha a aplicação da metodologia Scrum em uma organização que produz softwares para uma instituição de ensino superior. Para tal aplicação, foi realizado um mapeamento do processo de desenvolvimento de softwares que a organização utilizava. Esta desenvolvia seus softwares utilizando a metodologia tradicional. Depois deste mapeamento foi realizado um redesenho do processo alterando a metodologia, de tradicional, para ágil. O objetivo deste trabalho é implantar a metodologia Scrum para desenvolver softwares no setor de TI de uma universidade pública do estado de Minas Gerais.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2473
Appears in Collections:Engenharia de Produção - OP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_MapeamentoProcessoDesenvolvimento.pdf1,84 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons