Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2468
Título : Elaboração de uma proposta para a transferência de conhecimentos entre estagiários da área de controle de processos da aciaria de uma usina siderúrgica.
Autor : Dorico, Isabela Avellar
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Alana Deusilan Sester
Ribeiro, Edgard Marcos
metadata.dc.contributor.referee: Pereira, Alana Deusilan Sester
Ribeiro, Edgard Marcos
Silva, Sérgio Evangelista
Soares, Aline Mara Alves
Palabras clave : Gestão do conhecimento
Usina siderúrgica
Conhecimento e aprendizagem
Estagiários
Fecha de publicación : 2019
Citación : DORICO, Isabela Avellar. Elaboração de uma proposta para a transferência de conhecimentos entre estagiários da área de controle de processos da aciaria de uma usina siderúrgica. 2019. 58 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2019.
Resumen : As companhias siderúrgicas brasileiras têm sido, significativamente, influenciadas por uma mudança no padrão de concorrência em virtude das diferenciações de demanda ao longo dos anos. Dessa forma, estes grupos são impulsionados a buscarem vantagens competitivas e destaque no mercado. A siderurgia é considerada indústria de base e possui uma situação de alta complexidade do ponto de vista de gestão do conhecimento. O presente trabalho aborda o gerenciamento de recursos intangíveis no contexto da Aciaria de uma Usina Siderúrgica entre estagiários. Tais recursos não são organizados e transferidos, acabando por tornar-se volúveis e facilmente perdidos. A partir da elaboração de uma proposta para uma nova estratégia de gestão do conhecimento voltada às atividades dos estagiários, analisou-se os impactos causados pela introdução de uma metodologia para transferência de conhecimento neste contexto. O estudo possui uma abordagem qualitativa e utilizou-se como ferramenta metodológica a pesquisa ação. Os benefícios da implementação de uma prática de gestão do conhecimento na Usina estudada foram analisados por meio da coleta de dados via questionário e observação participante. Os resultados obtidos mostraram significativas melhorias no que diz respeito ao tempo de aprendizagem de um novo estagiário, uma vez que houve uma redução desse tempo.
metadata.dc.description.abstracten: The Brazilian steel companies have been significantly influenced by a change in the pattern of competition due to demand differentiation over the years. Thus, these groups are driven to seek competitive advantages and market prominence. The steel industry is considered a base industry and has a situation of high complexity from the point of view of knowledge management. The present work deals with the management of intangible resources in the context of a steelmaking of a steel mill among interns. Such resources are not organized and transferred according to any methodology, eventually becoming volatile and easily lost. From the elaboration of a proposal for a new knowledge management strategy focused on the intern’s activities, the impacts caused by the introduction of a methodology for knowledge transfer in this context were analyzed. The study has a qualitative approach and was used as a methodological tool the action research. The benefits of implementing a knowledge management practice at the Plant studied were analyzed through data collection via questionnaire and participant observation. The results obtained showed significant improvements regarding the learning time of a new intern, since there was a reduction in the time.
URI : http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2468
Aparece en las colecciones: Engenharia de Produção - JMV

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA_ElaboraçaoPropostaTransferência.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons