Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2149
Title: Instruir a Medicina: Antônio Nunes Ribeiro Sanches e a pedagogia médica setecentista (1763).
Authors: Maiolini, Luis Filipe
metadata.dc.contributor.advisor: Antunes, Álvaro de Araújo
metadata.dc.contributor.referee: Silveira, Marco Antônio
Silveira, Anny Jackeline Torres
Antunes, Álvaro de Araújo
Keywords: Medicina - história
Iluminismo
Marquês de Pombal
Sebastião José de Carvalho e Mello
Issue Date: 2019
Citation: MAIOLINI, Luis Filipe. Instruir a Medicina: Antônio Nunes Ribeiro Sanches e a pedagogia médica setecentista (1763). 2019. 38 f. Monografia (Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Abstract: A presente monografia visa a analisar os problemas da Virtude e da Ciência na obra de Antônio Nunes Ribeiro Sanches Método para Aprender e Estudar a Medicina, publicada em 1763, a pedido do Marquês de Pombal. Para tanto, tomamos como base uma análise conceitual do discurso médico setecentista, assim como também investigamos algumas correntes epistemológicas da Medicina. O trabalho analisa, concomitantemente, as relações entre a época das Luzes e o estabelecimento de uma Medicina ilustrada, sobretudo o processo de adesão do ideal de médico “perfeito” ao de “empírico”. Examinam-se, por fim, os esforços de Ribeiro Sanches em consolidar diálogos entre Ciência e Política, bem como entre a prática médica e as doutrinas dela.
metadata.dc.description.abstracten: The present monography aims at the problems of understanding and science in the work of Antônio Nunes Ribeiro Sanches, published in 1763, at the request of the Marquis of Pombal. For this, as a conceptual analysis of medical discourse, as well as the epistemological researches of medicine. The paper analyzes the relationship between the development of a medicine and the concept of "perfect" and "empirical" medicine. Finally, examine the efforts of Ribeiro Sanches in consolidating dialogues between a science and a policy, as well as a clinic with its doctrines.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2149
Appears in Collections:História - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_InstruirMedicinaAntonio.pdf675,44 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons