Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2138
Título: Análise sensorial de bolinhos de chuva assados adicionados de fibras.
Autor(es): Souza, Jeicy Kelly Sena de
Orientador(es): Cunha, Simone de Fátima Viana da
Membros da banca: Carvalho, Natália Caldeira de
Pierre, Letícia Terrone
Cunha, Simone de Fátima Viana da
Palavras-chave: Bolinho de chuva
Análise sensorial
Fibras
Farelo de aveia
Farinha de trigo integral
Data do documento: 2019
Referência: SOUZA, Jeicy Kelly Sena de. Análise sensorial de bolinhos de chuva assados adicionados de fibras. 2019. 40 f. Monografia (Graduação em Nutrição) - Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: A mudança no estilo de vida e consequentemente dos hábitos alimentares da população, fez com que aumentasse o consumo de alimentos industrializados e diminuísse o consumo daqueles que contém fibras, favorecendo o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Umas das formas de aumentar diariamente o consumo de fibras é a formulação de novas preparações com farinhas integrais mistas. Dessa forma, os produtos de panificação se destacam como bons produtos para serem alterados, já que são de fácil preparo, como o bolinho de chuva. O objetivo desde trabalho foi avaliar sensorialmente as formulações de bolinhos de chuva adicionados de fibras, além de analisar o custo e as fichas técnicas de preparo. Foram formulados 10 bolinhos de chuva com diferentes concentrações de farinha de trigo refinada, farelo de aveia e farinha de trigo integral. A análise sensorial foi realizada com 110 participantes no Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição (ENUT) e para análise dos dados utilizou-se o teste de Tukey. Os resultados obtidos indicaram que as 10 formulações analisadas apresentaram boa aceitação, sendo que apenas a formulação BC9 apresentou diferenças estatísticas, o que resultou em menor avaliação global, menor índice de aceitabilidade para os atributos “sabor” e “consistência”, contribuindo para a menor intenção de compra. A maioria das formulações teve boa aceitação, o que confirma a utilização do bolinho de chuva modificado como boa opção de lanche para qualquer faixa etária.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2138
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseSensorialBolinhos.pdf982,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.