Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/190
Título : Utilização do problema do caixeiro viajante com coleta de prêmios para o planejamento de rotas em serviços de terraplanagem em um município de pequeno porte.
Autor : Silva, Danilo Morais
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Alexandre Xavier
metadata.dc.contributor.referee: Barbosa, Lucas Dietrich Silva
Silva, Thiago Augusto de Oliveira
Palabras clave : Terraplanagem
Programação linear
Problema do caixeiro viajante
Fecha de publicación : 2016
Citación : SILVA, Danilo Morais. Utilização do problema do caixeiro viajante com coleta de prêmios para o planejamento de rotas em serviços de terraplanagem em um município de pequeno porte. 2016. 28 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2016.
Resumen : O atual momento de instabilidade da economia brasileira faz com que os órgãos públicos busquem alternativas para driblar a escassez de recursos que assolam, especialmente, o Poder Executivo no Brasil, e uma forma de equilibrar as contas é melhorando o desempenho dos serviços públicos. Por isso, este trabalho visa melhorar o planejamento das rotas de deslocamento dos serviços de terraplanagem em um município de pequeno porte utilizando como base um problema de Programação Linear conhecido como Problema do Caixeiro Viajante com Coleta de Prêmios. Com a utilização deste problema, através do software Lingo 15.0, foi possível estabelecer uma rota mais próxima da ótima e compará-la com a rota real traçada para analisar se era possível melhorar este planejamento. O resultado mostrou que o Problema do Caixeiro Viajante com Coleta de Prêmios foi eficaz, pois foi possível melhorar o planejamento para a redução dos custos envolvidos no processo.
metadata.dc.description.abstracten: The instability Brazilian economics current moment makes that the public agencies search for options to deal with the shortage of resources that wastes, mostly, the Executive Power in Brazil. A way to balance the expenses is to improve the fulfillment of the public services. Hence, the present academic work looks after improving the planning of the earthmoving displacement routes services in a small town, using as basis a Linear Programming problem called Prize Collecting Traveling Salesman Problem (PCTSP). With the utilization of this problem, through the software Lingo 15.0, was possible to establish a route nearer to the optimum and compare it to the real one traced route to analyze if it was possible to improve this planning. The results showed that the PCTSP was efficacious, because it was possible to improve the planning to the reduction of the costs involved in the process.
URI : http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/190
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 18/03/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: Engenharia de Produção - JMV

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA_UtlizaçãoProblemaCaixeiro.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons