Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/183
Título: Alternativa para escoamento de soja para exportação : um estudo de pesquisa operacional para avaliar a viabilidade da construção de malha ferroviária para utilização de quatro portos do norte do Brasil para exportação de soja.
Autor(es): Corrêa, Isis Braga
Orientador(es): Amaral, Mônica do
Membros da banca: Fonseca, Gabriela Braga
Oliveira, Rita de Cássia
Palavras-chave: Localização em arcos
Transporte intermodal
Logística da soja no Brasil
Data do documento: 2016
Referência: CORRÊA, Isis Braga. Alternativa para escoamento de soja para exportação : um estudo de pesquisa operacional para avaliar a viabilidade da construção de malha ferroviária para utilização de quatro portos do norte do Brasil para exportação de soja. 2016. 47 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2016.
Resumo: O presente trabalho utiliza uma pesquisa empírica normativa para construção de um modelo de localização em arcos com custos fixos que analisa a viabilidade da construção de trechos ferroviários e terminais de transbordo para escoamento da soja produzida em cinco estrados do Brasil, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, para exportação por quatro portos do Norte do Brasil. O trabalho foi motivado pelo estado de congestionamento do porto de Santos, além da migração da produção de soja para a região Centro-Oeste e Norte do Brasil. Foram construídos dois cenários que, em conjunto, indicaram a preferência pela utilização do modal ferroviário quando esse se encontra disponível, mas por não considerar investimentos a longo prazo, indicaram como não sendo viável a construção dos trechos de ferrovia indicados em projetos do Programa de aceleração do crescimento (PAC, proposto pelo governo federal). Como sugestão para trabalhos futuros, indica-se a utilização do fator payback para nova consideração.
Resumo em outra língua: This paper uses empirical normative research to develop a facility location model with arches and fixed costs that examines the feasibility of building railroad tracks and transshipment terminals for transportation of soybeans produced in five states of Brazil, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul and Rondônia for exportation trough four ports of northern Brazil. The research was motivated by the congestion state of the port of Santos, in addition to the migration of the soybean production to the Midwest and North regions of Brazil. The two scenarios developed together indicate a preference for railway when it is available, but because of the exclusion of the long-term factor from the location models, the railway construction indicated in PAC projects was found to be not feasible. As a suggestion for future work, we indicate the use of payback factor for new consideration.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/183
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/03/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AlternativaEscoamentoSoja.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons