Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/89
Título: Motivação para a prática de atividades física em idosos : uma revisão de literatura.
Autor(es): Santos, Sabrina Caroline dos
Orientador(es): Ferreira, Renato Melo
Palavras-chave: Fatores motivacionais
Atividade física
Idosos
Data do documento: 2015
Referência: SANTOS, Sabrina Caroline dos. Motivação para a prática de atividades física em idosos : uma revisão de literatura. 2015. 26 f. Monografia (Educação Física - Bacharelado) - Centro Desportivo, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Resumo: Alguns indivíduos iniciam a prática de atividade física por inúmeros motivos, dentre eles, o social, a melhoria da qualidade de vida, por competição ou orientação médica. A partir dessa premissa, nos dias atuais, os idosos, em específico, estão aumentando sua adesão em programas estruturados de práticas de atividades físicas. 1) O objetivo do estudo é, a partir de uma revisão de literatura, verificar em outros estudos os fatores motivacionais de idosos para a prática de atividade física. 2) A metodologia utilizada constou de 3 capítulos de livro, 31 artigos e 1 monografia por meio de pesquisa nas principais bases de dados, como Periódico Capes, Scielo, PubMed, NuTeses, MedLine, os descritores para busca foram: Idosos, Atividade Física e Motivação e os critérios para seleção dos artigos que foram citados no presente trabalho, enquadrarem-se na publicação dos últimos quatorzes anos (2000-2014). 3) 4) Como principal resultado verificou-se que são inúmeros os fatores motivacionais que levam os idosos a adesão da prática de atividade física, contudo a prescrição médica e o prazer que a atividade proporciona são os mais citados. 5) Como conclusão percebeu-se por meio deste estudo que muitos idosos encontram na prática da atividade física uma nova motivação para viver e nos diversos fatores motivacionais o aumento da adesão a prática de atividade física, seja, para sentir-se bem ou pela busca da qualidade de vida, tendo em vista que no decorrer do processo de envelhecimento há períodos de desafios, desenvolvimento, e possibilidades.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/89
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 24/06/2015, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.3, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Motivaçãopraticaatividade.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons