Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/8852
Título: Análise crítica da dispensa de licitação por valor reduzido no contexto da Lei n.º 14.133/2021 a partir do princípio do planejamento.
Autor(es): Prates, Giovanna Barretto
Orientador(es): Matos, Federico Nunes de
Membros da banca: Costa, André de Abreu
Rola, Aline Trindade
Matos, Federico Nunes de
Palavras-chave: Licitação - princípio do planejamento
Dispensa
Valor Reduzido
Lei n.º 14.133/21
Data do documento: 2026
Referência: PRATES, Giovanna Barretto . Análise crítica da dispensa de licitação por valor reduzido no contexto da Lei n.º 14.133/2021 a partir do princípio do planejamento. 2026. 27 f. Monografia (Graduação em Direito) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2026.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a mudança legislativa em relação à contratação direta, especificamente a dispensa de licitação por valor reduzido prevista no Art. 75, incisos I e II, da Lei n.º 14.133/2021, sob a ótica do princípio do planejamento. A metodologia adotada consiste em pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, baseada na análise da legislação vigente e na jurisprudência dos órgãos de controle, em especial do Tribunal de Contas da União. Com a pesquisa realizada, conclui-se que a nova legislação, no que tange à dispensa por valor reduzido, exige a formalização de instrumentos como o Estudo Técnico Preliminar e o Termo de Referência, transformando a dispensa em ato administrativo tecnicamente fundamentado, reduzindo substancialmente a margem discricionária do gestor público. Por conseguinte, o planejamento atua como o principal mecanismo de controle interno contra o fracionamento indevido e o desvio de finalidade. Verificou-se que a elevação dos limites financeiros não acarreta riscos automáticos ao erário, desde que a contratação seja o desdobramento de planejamento prévio tecnicamente adequado que garanta a vantajosidade da contratação pública e a eficiência da gestão pública.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/8852
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseCríticaDispensa.pdf426,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.