Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6403
Título: Desenvolvimento de metodologia para classificação de condritos - Análise de meteorito NWA.
Autor(es): Silva, Marina Freire e
Orientador(es): Cipriano, Ricardo Augusto Scholz
Membros da banca: Marques, Rodson de Abreu
Costa, Flávia Compassi da
Cipriano, Ricardo Augusto Scholz
Palavras-chave: Meteoritos
Condritos
Astrofísica nuclear
Nucleossíntese
Data do documento: 2024
Referência: SILVA, Marina Freire. Desenvolvimento de metodologia para classificação de condritos - análise de meteorito NWA. 2024. 120 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.
Resumo: Meteoros, meteoritos, estrelas cadentes e corpos extraterrestres são termos que podem trazer referência ao mesmo ente, porém, o estudo destes fenômeno indica suas diferenças, causas, importância científica e histórica. Para que se ultrapasse a curiosidade, a comunidade científica tem, principalmente a partir do século passado, estudado com maior critério a matéria advinda do espaço. Há a necessidade de classificação desses corpos e, sabendo disto, o presente estudo centraliza-se na caracterização de uma amostra de meteorito encontrado no noroeste da África, no deserto do Saara, determinado como um meteorito rochoso do tipo Condrito Ordinário H3, com estágio de choque S3 e grau de intemperismo S2, cujo corpo parental corresponde a um asteroide do tipo S. Para isso, foram explorados texturas e processos petrológicos e petrográficos, graus de intemperismo, feições de choque, dentre outras características que norteiam e permitem a classificação do meteorito. Com uma introdução aos conceitos de nucleossíntese, proporciona-se uma correlação e base teórica para o “local” e “formação” desses corpos, criando um entendimento linear entre o Big-Bang e a formação dos meteoritos. Outros aspectos também são abordados no trabalho, como a normalização condrítica, instituições de estudo de meteoritos, e alguns meteoritos conhecidos mundialmente e nacionalmente. O trabalho realizado propõe a união entre a classificação científica e a curiosidade, contribuindo para o conhecimento e métodos de classificação de corpos celestes.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6403
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_DesenvolvimentoMetodologiaClassificação.pdf4,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.