Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/60
Título: Respostas cardiovasculares agudas induzidas pelo exercício resistido em idosas hipertensas.
Autor(es): Figueiredo, Ivo Augusto Silvino
Orientador(es): Soares, Everton Rocha
Palavras-chave: Exercício resistido
Idosas
Hipertensão
Data do documento: 2014
Referência: FIGUEREDO, Ivo Augusto Silvino. Respostas cardiovasculares agudas induzidas pelo exercício resistido em idosas hipertensas. 2014. 33 f. Monografia (Educação Física – Bacharelado) - Centro Desportivo, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.
Resumo: O envelhecimento é um acontecimento fisiológico no qual todos os seres humanos estão pré-dispostos a passar, o processo de envelhecimento acarreta o aparecimento de algumas doenças cardiovasculares, como é o caso da hipertensão arterial, que é uma doença de natureza multifatorial. O exercício resistido abrange o uso regular de pesos livres, máquinas ou equipamentos e é utilizado como auxiliar no tratamento dessas doenças, porém não se sabe ao certo os protocolos de treinamentos que são mais eficazes. Este estudo tem como objetivo mensurar as respostas cardiovasculares agudas: frequência cardíaca (FC), pressão arterial (PA) e duplo produto (DP) no exercício resistido (ER), em idosas hipertensas, durante 3 séries de exercícios resistidos, em dois protocolos distintos, um com as 3 de séries de doze repetições realizadas de forma contínua (PC), e outro com uma pausa de cinco segundos entre a sexta e a sétima repetição (PD5) sendo também 3 séries de doze repetições, nos exercícios de cadeira extensora e cadeira flexora, com intensidade de trabalho de 60% de 1 repetição máxima (RM) predita. Foi verificado um aumento da Pressão Arterial Sistólica (PAS) e Duplo Produto (DP) nas três séries dos dois exercícios, se excluindo o DP na 1ª série do PD5 na cadeira flexora. Como conclusão esse estudo identificou alterações cardiovasculares significativas apenas para a PAS e DP, nos protocolos PC e PD5 quando comparados os valores basais com os de 1ª, 2ª e 3ª séries. As alterações cardiovasculares significativas não foram observadas entre os protocolos.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/60
Licença: Autorização concedida à Biblioteca de TCC da UFOP pelo autor(a), 17/12/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Respostascardiovascularesagudas.pdf1,34 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons