Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5596
Título: Distribuição racial no Brasil : uma comparação entre o Censo Educacional e a Prova Brasil entre os anos 2007 e 2017.
Autor(es): Lage, Amanda Karolini Nunes
Orientador(es): Delgado, Victor Maia Senna
Membros da banca: Santos, Cristiane Márcia dos
Torres, Carlos Eduardo da Gama
Delgado, Victor Maia Senna
Palavras-chave: Avaliação educacional - Brasil
Censo escolar
Educação - Brasil
Data do documento: 2023
Referência: LAGE, Amanda Karolini Nunes. Distribuição racial no Brasil: uma comparação entre o Censo Educacional e a Prova Brasil entre os anos 2007 e 2017. 2023. 43 f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: Tanto o EducaCenso quanto a Prova Brasil, são dois importantes instrumentos de avaliação e monitoramento educacional no Brasil. O objetivo deste trabalho é realizar uma verificação da precisão dos dados quanto a declaração de raça comparando as similaridades e diferenças. A comparação desses dados contribuiu para verificar se a declaração de cor dos alunos no EducaCenso está correta e precisa. Isso é importante, visto que os dados precisos são essenciais para a elaboração de políticas públicas e programas educacionais mais eficientes e direcionados para as necessidades específicas de cada região e grupo social, que visam reduzir as desigualdades e garantir a equidade no acesso e no aprendizado escolar. É importante destacar que a declaração de cor é uma informação sensível e que deve ser tratada com cuidado. Garantir que os dados de declaração de cor da Prova Brasil sejam parecidos com os do EducaCenso pode ajudar a evitar discrepâncias nos dados e a proteger a privacidade dos alunos. Ao contrário do que tem ocorrido desde a criação do novo EducaCenso e a Prova Brasil em 2007, a importância dos dados de declaração de cor da Prova Brasil ser parecida com os do EducaCenso está relacionada com a garantia da qualidade e precisão das informações utilizadas para avaliar e monitorar a educação no Brasil e com a proteção da privacidade dos alunos. Após as análises de dados, concluímos que existe uma divergência entre os dois bancos de dados, onde o percentual de alunos declarados pretos e pardos pelo EducaCenso é estatisticamente inferior aos dados declarados na Prova Brasil.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5596
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_DistribuiçãoRacialBrasil.pdf745,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons