Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/53
Título: Efeito da crioterapia sobre o desempenho e percepção subjetiva de esforço no exercício resistido.
Autor(es): Penna, Ana Carolina de Faria
Orientador(es): Silva, Rodrigo Pereira da
Palavras-chave: Crioterapia
Exercício resistido
Séries - exercícios físicos
Esforço físico
Data do documento: 2014
Referência: PENNA, Ana Carolina de Faria. Efeito da crioterapia sobre o desempenho e percepção subjetiva de esforço no exercício resistido. 2014. 28 f. Monografia (Educação Física - Bacharelado) - Centro Desportivo, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.
Resumo: Introdução: O método da crioterapia é amplamente utilizado como forma de recurso terapêutico na recuperação de lesões musculoesqueléticas e na melhora do desempenho em atletas. A crioterapia pode ser definida como a diminuição da temperatura tecidual com finalidades de redução da taxa metabólica, redução na velocidade de condução nervosa, analgesia, diminuição da espasticidade e do espasmo muscular. Objetivos: Avaliar os efeitos da crioterapia sobre o volume total de repetições nos exercícios resistidos, supino reto guiado e cadeira extensora e a percepção subjetiva de esforço no treinamento de força. Metodologia: Foram avaliados nove indivíduos saudáveis do sexo masculino, universitários, com média de idade 24 ± 3 anos, IMC 23 ± 4 kg/m², massa corporal 69 ± 1 Kg, estatura 1,72 ± 3,4 m e percentual de gordura corporal 12 ± 1%. A avaliação foi realizada em quatro séries até a falha concêntrica no supino reto guiado e cadeira extensora, com intensidade de 60% de 1RM. Ao final de cada série, o voluntário apontou na escala OMNI-RES o seu esforço percebido. A bolsa de gelo foi aplicada no momento de descanso entre as séries sobre a pele do voluntário. A comparação entre as médias dos grupos foi realizada pelo teste “t” de Student pareado. O nível de significância adotado foi de p<0,05. Resultados: No exercício supino reto o número de repetições executadas somadas das quatro séries foi maior com a crioterapia em comparação ao número de repetições sem crioterapia. No exercício cadeira extensora não foi observada nenhuma diferença no número de repetições. Em ambos os exercícios, não foram encontradas diferença para a percepção subjetiva de esforço com crioterapia e sem crioterapia. Conclusão: A crioterapia melhorou o desempenho no exercício supino reto guiado.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/53
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/12/2014 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Efeitocrioterapiadesempenho.pdf1,47 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons