Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/498
Título: Análise da implementação do programa de manutenção autônoma : estudo de caso em uma empresa de mineração de bauxita.
Autor(es): Oliveira, Rafaela de
Orientador(es): Lima, Hernani Mota de
Membros da banca: Lima, Hernani Mota de
Neves, Davi das Chagas
Oliveira, Paula Cristine Leal
Palavras-chave: Manutenção produtiva total
Manutenção autônoma
Britagem
Data do documento: 2017
Referência: OLIVEIRA, Rafaela de. Análise da implementação do programa de manutenção autônoma : estudo de caso em uma empresa de mineração de bauxita. 2017. 60 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Minas) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: O cenário econômico atual, cada vez mais competitivo, tem levado as empresas a buscarem alternativas capazes de otimizarem seus processos, o que inclui sistemas de manutenção eficientes e economicamente viáveis. O objetivo deste trabalho foi descrever um caso de aplicação do programa de manutenção autônoma em um setor de britagem de uma empresa de mineração de bauxita. O programa tem foco no desenvolvimento e capacitação de pessoas, possibilitando a identificação e mitigação eficiente de possíveis quebras, falhas e defeitos nos equipamentos. Após o estudo de caso, os principais resultados da implementação da metodologia foram: a redução em aproximadamente 25% de horas paradas devido à falha, aumento do tempo médio entre falhas dos equipamentos e o aumento gradativo de inconformidades identificadas pelos operadores ao longo do ano de 2016, além de ganhos em segurança, qualidade e meio ambiente, indicando que a Manutenção Autônoma pode ser uma importante ferramenta para empresas que buscam a melhoria contínua de seus produtos e processos.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/498
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/04/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.3 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia de Minas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseImplementaçãoPrograma.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons