Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3794
Título: Risco de incêndio em bens do patrimônio edificado: a importância das medidas preventivas para a preservação da edificação da Escola de Minas, da Praça Tiradentes em Ouro Preto.
Autor(es): Afonso, Tatiana Chiappa de Almeida
Orientador(es): Bueno, Fernanda Alves de Brito
Souza, Edezio Alves de
Membros da banca: Bueno, Fernanda Alves de Brito
Gouvêia, Antonio Maria Claret de
Aguiar, Tito Flávio Rodrigues de
Palavras-chave: Incêndio - segurança pública
Bens imóveis
Prevenção de incêndios
Espaços públicos - adequação do espaço ao uso
Data do documento: 2021
Referência: AFONSO, Tatiana Chiappa de Almeida. Risco de incêndio em bens do patrimônio edificado: a importância das medidas preventivas para a preservação da edificação da Escola de Minas, da Praça Tiradentes em Ouro Preto. 2021. 95 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como intuito demonstrar como a área de segurança contra incêndio é desconhecida e ignorada dentre os profissionais da construção civil e da população em geral, o que acarreta em perdas de vidas e de edificações - comuns e patrimoniais. Quando ocorrem sinistros em bens imóveis, como na Escola de Minas- prédio tombado -, a perda é irreversível para a humanidade, visto que tal edificação tem valor simbólico e historiográfico. Nesse cenário, precisa-se de uma cultura preventiva com várias medidas de proteção contra incêndio a fim de diminuir o fator de risco de um sinistro em determinada região ou edifício. Em vista disso, essa pesquisa tem como objetivo refletir e estudar sobre incêndio em edificações antigas e sobre a importância da preservação, a fim de definir medidas preventivas para adequar os espaços aos tipos de usos existentes do prédio para suas respectivas funções, gerando uma maior segurança contra incêndio, além de induzir a uma atividade cotidiana mais efetiva que dará mais vitalidade ao objeto de estudo.
Resumo em outra língua: This work aims to demonstrate how the area of security against fire is unknown and ignored among the professionals from civil construction and the population in general. When a claim happens on built heritage, as in the Escola de Minas listed Building - the loss is irreversible for humanity since such Building has symbolic and historical value. In this case, a preventine culture with protective measures against fire is necessary to reduce the risk factor of claim in specific regions or construction. Therefore, this research expects to reflect and study fire in ancient structures and about the importance of preservation, to define preventive measures to adequate the types in the existing use in the Building for their respective functions, generating security Against fire, beyond to induce a daily activity more affective that will bring more vitality to the object of study.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3794
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_RiscoIncêndioBens.pdf31,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons