Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3180
Título: Uma proposta de melhorias da governança de dados em uma startup do setor de software.
Autor(es): Marcondes, Marina Martins
Orientador(es): Pereira, Alana Deusilan Sester
Membros da banca: Pereira, Alana Deusilan Sester
Morais, Isabela Carvalho de
Maia, Lucinéia Souza
Palavras-chave: Empresas novas - administração
Gestão da Informação
Negócios
Processo decisório
Data do documento: 2021
Referência: MARCONDES, Marina Martins. Uma proposta de melhorias da governança de dados em uma startup do setor de software. 2021. 66 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2021.
Resumo: Os dados e informações são um artifício importante dentro da esfera organizacional, visto que em ambiente cada vez mais competitivo, sobressair-se é extremamente importante. Sendo assim, os dados e informações se tornam um diferencial e trazem vantagens competitivas a quem as utilizam pois, por meio da associação com as necessidades do negócio, eles auxiliam na tomada de decisão e agregam valor. Mas, do mesmo tamanho que pode ser o benefício, também é o desafio de administrá-los, visto que eles chegam em quantidades cada vez maiores e mais rápidas. Assim, o objetivo do trabalho é propor melhorias da governança de dados em uma startup. Como metodologia, a pesquisa é considerada do tipo descritiva e o trabalho é em um estudo de caso. Os principais resultados alcançados foram o mapeamento dos processos, o entendimento do cenário dos dados e informações dentro da startup e suas peculiaridades, como por exemplo erros e fatores que afetam a qualidade dos mesmos e as propostas de correção e melhorias.
Resumo em outra língua: Data and information are an important mechanism within the organizational sphere, since in an increasingly competitive environment, standing out is extremely important. Thus, data and information become a differential and bring competitive 66 advantages to those who use it, because, through association with business needs, they assist in decision making and add value. But, the same size as the benefit can be, it is also the challenge of managing them, since they arrive in ever larger and faster quantities. Thus, the objective of the work is to propose improvements in data governance in a startup. As a methodology, the research is considered descriptive and the work is in a case study. The main results achieved were the mapping of the processes, the understanding of the data and information scenario within the startup and its peculiarities, such as errors and factors that affect the quality of the same and the proposals for correction and improvements.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3180
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PropostaMelhoriasGovernaça.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons