Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/275
Título: Desenvolvimento do sistema de monitoramento do gás LP com alarme por SMS.
Autor(es): Pinto, Arthur Caio Vargas e
Orientador(es): Reis, Agnaldo José da Rocha
Membros da banca: Palmieri, Karla Boaventura Pimenta
Santana, Adrielle de Carvalho
Reis, Agnaldo José da Rocha
Palavras-chave: Automação residencial
Alarme por SMS
Data do documento: 2016
Referência: PINTO, Arthur Caio Vargas e. Desenvolvimento do sistema de monitoramento do gás LP com alarme por SMS, 2016. 50 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como propósito fazer um estudo a respeito dos perigos e vantagens de se monitorar os níveis de gás LP em um ambiente domiciliar, sobretudo por meio do estudo de exemplos de acidentes que ocorreram na atualidade e do que poderia ter sido feito para evitá-los. Após revisão bibliográfica e um estudo mais detalhado sobre o assunto, é proposto um sistema de monitoramento que, em caso de vazamento, seja capaz de alertar os moradores da residência mesmo estes não estando no domicílio. Esse sistema contribui significativamente para a segurança dos domicílios e edificações em geral, uma vez que oferece uma oportunidade de identificar e sanar possíveis vazamentos de gás que possam ocorrer. O sistema conta com um sensor de gás que fica a cargo da medição do nível de gás presente no ambiente, e de um microcontrolador Arduino que realiza a comparação dos níveis de gás com os níveis aceitáveis e envia uma mensagem de alerta para um número de telefone cadastrado. Um relé desliga a energia caso um vazamento seja detectado. Com base no levantamento de custos do projeto, análise de desempenho e detalhamento do sistema, são feitas sugestões para auxiliar em trabalhos futuros.
Resumo em outra língua: This work consists of a study about the dangers and advantages of monitoring the LP gas levels in an environment, showing among other reasons, previous cases of gas leakage accidents and what could have been done to prevent them. After some theoretical basis is built on the subject, it is proposed a monitoring system that is able to warn people about a gas leakage that might be occurring in their residence, even if it is empty, increasing chances of identifying and solving possible leakages that could cause accidents. The system is composed by a gas sensor responsible for measuring the gas levels on the environment and by an Arduino microcontroller that does the comparison between the values sent by the sensor and acceptable values set previously, sending and SMS message to a registered cellphone number if necessary. A relay is used to cut off energy in case a gas leakage is detected. According to the project’s cost relation, performance analysis and system detailing, some suggestions are made to aid in future studies on this subject
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/275
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor, 19/07/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_DesenvolvimentoSistemaMonitoramento.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons