Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2195
Título: Aplicação de um algoritmo híbrido para alocar as férias em uma cooperativa de crédito do estado de Minas Gerais.
Autor(es): Lima, André Luiz Barbosa
Orientador(es): Bonelli Junior, Marco Antônio
Martins, Alexandre Xavier
Membros da banca: Amaral, Mônica do
Santos, Mayra Cristina Silva
Martins, Alexandre Xavier
Palavras-chave: Programação - matemática
Heurísticas
Força de trabalho
Algoritmos
Data do documento: 2019
Referência: LIMA, André Luiz Barbosa. Aplicação de um algoritmo híbrido para alocar as férias em uma cooperativa de crédito do estado de Minas Gerais . 2019. 45 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciências Exatas Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2019.
Resumo: A alocação da força de trabalho é um que problema tem sido amplamente estudado por pesquisadores da área da pesquisa operacional. Porém, apesar de ser conhecido e já estudado, a elaboração de soluções que consigam gerar uma minimização de custos, atendendo às particularidades de cada cenário, é normalmente uma tarefa difícil, devido aos aspectos combinatórios do problema. Nesta pesquisa será abordado o problema da alocação de força de trabalho no contexto de uma Cooperativa de Crédito do Estado de Minas Gerais. A abordagem escolhida é baseada na utilização de heurísticas para realizar um pré processamento e posteriormente a programação inteira, para se realizar o sequenciamento das férias dos funcionáros, respeitando-se as premissas estabelecidas. O resultado obtido por essa resolução foi um plano de coberturas para o período de 1 ano, além da demonstração das necessidades de contratação para que esse plano pudesse ser efetivamente criado.
Resumo em outra língua: Workforce allocation is a problem that has been widely studied by researchers in the field of operational research. However, despite being a known and studied problem, the elaboration of solutions that can generate cost minimization, taking into account the particularities of each scenario is usually a difficult task, due to the combinatorial aspects of the problem. This research will address the problem of workforce allocation in the context of a Minas Gerais State Credit Union. The approach chosen is based on the use of heuristics to perform a preprocessing and then the integer programming, to perform the sequencing of employee vacations, respecting the established assumptions. The result of this resolution was a one-year coverage plan, as well as a demonstration of hiring needs so that this plan could be effectively created.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2195
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AplicãoAlgoritmoHíbrido.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.