Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/188
Título: O problema integrado de plantio de cana de açúcar e recuperação de palhiço.
Autor(es): Fragoso, Eduardo Henrique Martinez
Orientador(es): Amaral, Mônica do
Membros da banca: Pereira, Alana Deusilan Sester
Palavras-chave: Cana-de-açúcar
Palhiço
Programação linear
Data do documento: 2013
Referência: FRAGOSO, Eduardo Henrique Martinez. O problema integrado de plantio de cana de açúcar e recuperação de palhiço. 2013. 38 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2013.
Resumo: A cana de açúcar tem grande destaque no agronegócio brasileiro, não só no que diz respeito às produções de açúcar e álcool, mas também no que se refere ao uso do bagaço da cana e do palhiço como biomassa na geração de energia elétrica. O palhiço é recolhido na lavoura, após a colheita realizada de forma mecanizada. Depois de enleirado e enfardado, o palhiço é transportado até a usina para a sua utilização em processos de geração de energia. O teor calorífico do palhiço, assim como o balanço energético da cana, depende da combinação da variedade plantada com o tipo de solo disponível em cada talhão da lavoura. Assim, foi proposto um modelo de otimização para integrar as decisões de escolha das variedades de cana para plantio com o recolhimento do palhiço recuperado após a colheita da cana. Alguns testes foram realizados, mostrando a viabilidade prática de uso do modelo proposto. Como recomendações, sugere-se a realização coleta de dados de campo para melhor avaliação dos resultados e a implementação de um modelo dinâmico, adaptado para a realização de pousio e renovação do canavial, de acordo com as condições de solo a cada colheita realizada.
Resumo em outra língua: Sugar cane has great prominence in the Brazilian agribusiness, not only with regard to the sugar and alcohol production, but also as regards the use of sugarcane bagasse and straw as biomass to generate electricity. The straw is collected in the fields after the harvest carried out mechanically. After enleirado and baled the straw is transported to the plant for use in power generation processes. The calorific content of straw, as well as the energy balance of sugarcane depends on the combination of the variety planted in the soil available in each block of the crop. It was therefore proposed an optimization model to integrate the decisions of choice of sugarcane varieties for planting with the collection of recovered straw after harvest sugarcane. Some tests were performed, showing the practical feasibility of using the proposed model. As recommendations, we suggest conducting collection of field data to better evaluate the results and the implementation of a dynamic model, adapted to the realization of fallow and renewal of cane fields, according to the soil conditions
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/188
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 19/04/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ProblemaIntegradoPlantio.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons