Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1501
Título: O papel da literatura infantil para a percepção de gênero.
Autor(es): Cunha, Joyce Loraine Lopes
Orientador(es): Soares, Ivanete Bernardino
Klinke, Karina
Membros da banca: Soares, Ivanete Bernardino
Klinke, Karina
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Torres, Marco Antônio
Palavras-chave: Literatura infantil
Gênero e sexualidade
Mediação de leitura
Data do documento: 2018
Referência: CUNHA, Joyce Loraine Lopes. O papel da literatura infantil para a percepção de gênero. 2018. 66 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é saber se e como a literatura infantil contribui para a percepção de gênero entre crianças do Ensino Fundamental I, acompanhadas de um adulto mediador de leitura. Para isso, nos valemos do modelo de pesquisa participativa a ser desenvolvida em uma instituição educacional que oferece oficinas de leitura literária. A base teórica desta pesquisa articula conceitos do campo de estudos em ensino de literatura e, ainda, na área de gênero e sexualidade, buscando relacioná-los. Com este trabalho, pretendemos estabelecer uma reflexão sobre as percepções da mediadora a respeito dos temas tratados, as interações das crianças diante do assunto, contribuindo para a compreensão das possibilidades de percepção de gênero em livros literários.
Resumo em outra língua: El objetivo principal de esta investigación es saber si y cómo la Literatura Infantil contribuye para la percepción de género entre niños de la Enseñanza Fundamental I, acompañadas de un adulto mediador de lectura. Para ello, nos valemos de la metodología de investigación participativa en una institución educativa que posee talleres de mediación de lectura. Para el desarrollo de la investigación, buscaremos articular los fundamentos teóricos de las áreas de la literatura, género y sexualidad traza una relación entre las áreas reflejando sobre las percepciones de la mediadora, las interacciones de los niños y aprehendiendo las posibilidades de percepción de género en libros literarios.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1501
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PapelLiteraturaInfantil.pdf884,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.