Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1497
Título: Balanço hídrico de lagoa de espessamento de rejeito de bauxita no oeste do Pará.
Autor(es): Amorim, Daniela Giroto
Orientador(es): Oliveira Filho, Waldyr Lopes de
Membros da banca: Lima, Hernani Mota de
Silva, José Margarida da
Oliveira Filho, Waldyr Lopes de
Palavras-chave: Beneficiamento de minério
Bauxita
Balanço hidrológico
Data do documento: 2018
Referência: AMORIM, Daniela Giroto. Balanço hídrico de lagoa de espessamento de rejeito de bauxita no oeste do Pará. 2018. 53 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Minas) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: O beneficiamento de bauxita demanda uma lavabilidade eficiente do minério para retirada de argila e ultrafinos. Em ambientes de mineração cujo sistema é dependente de fluxos de água, o controle do volume de água necessário para garantia de uma lavagem adequada é realizado através de simulações de balanço hídrico. O presente trabalho apresenta uma análise do balanço hídrico da Lagoa de Espessamento de rejeito de bauxita no Oeste do Pará. O controle de dados de entradas e saídas de água do sistema mostra o comportamento do volume de água disponível ao longo do ano, assim como possibilitou a previsão do volume da lagoa ao longo do próximo ano. Juntamente com o estudo hídrico, a taxa de desassoreamento do sistema foi obtida para análise do nível da Lagoa de Espessamento durante este período. Após essas análises, o plano de dragagem foi estruturado, de forma a assegurar a operacionalidade da mina e garantir o volume de água disponível na Planta de Lavagem.
Resumo em outra língua: Bauxite beneficiation demands an efficient washability to eliminate clay and ultrafines. Water balance studies are required in mine sites that relay on water reutilization to assure its availability and the process quality. This study presents a Bauxite Mine Settling Ponds water balance analysis. The available water volume during 2018 and 2019 predictions were obtained considering inputs and outputs data controls. Besides the water study, the desilting rate was calculated in order to analyse the settling ponds level during these periods. Through this study, the dredge planning was established in order to guarantee mine operation and available water volume at Washing Plant.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1497
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pela autora em 16/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia de Minas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_BalançoHídricoLagoa.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons