Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/90
Título: Sistema renina angiotensina e desempenho físico.
Autor(es): Reis, Álex Ribeiro dos
Orientador(es): Oliveira, Lenice Kappes Becker
Palavras-chave: Angiotensina
Enzima Conversora de Angiotensina
Data do documento: 2015
Referência: REIS, Álex Ribeiro dos. Sistema renina angiotensina e desempenho físico. 2015. 24 f. Monografia (Educação Física - Bacharelado) - Centro Desportivo, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Resumo: O sistema renina angiotensina (SRA) possui ações parácrinas e autocrinas importantes com efeito sobre a modulação do metabolismo e alterações musculoesqueléticas. Peptídeos do SRA como a Angiotensina II (Ang II) e Angiotensina-(1-7) [Ang-(1-7)] podem influenciar nas respostas fisiológicas ao exercício físico, contribuindo com maior rendimento físico em determinados tipos de exercício, além disso, o polimorfismo da enzima conversora de angiotensina (ECA) mostra-se como fator fundamental no rendimento físico em diferentes modalidades. Tratando-se de idosas não houve associação entre o polimorfismo I/D do gene da ECA em relação à potência aeróbia, porém o VO2 máximo é maior nos genótipos II. Entre os jovens houve praticamente a mesma distribuição entre os genótipos, porém houve maior consumo de oxigênio no genótipo DD. Já entre atletas o alelo D foi predominante em provas de curta duração e explosão e o alelo I em provas de resistência. A Ang II aumenta a força muscular em indivíduos com polimorfismo DD e no alelo II aumenta o volume de oxigênio máximo, resistência à fadiga, maior eficiência metabólica e diferença arteriovenosa. A Ang (1-7) aumenta a atividade da bradicinina, a geração de óxido nítrico e gera vasodilatação. Sua deficiência gera redução do fluxo sanguíneo e hipertrofia cardíaca patológica. Os estudos mostram que o SRA tem influência em algumas variáveis fisiológicas que alteram o desempenho físico, porém ainda poucos estudos foram feitos em relação ao exercício físico necessitando de mais estudos.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/90
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC da UFOP pelo autor(a), 07/07/2015, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.3, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Sistemareninaangiotensina.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons